Ernest Hemingway: «Um homem pode ser destruído mas não vencido.»

terça-feira, 12 de maio de 2015

Os cruzeiros, o pelado do Cabedelo e Camões...

Desde 1990, que os cruzeiros vêm à nossa cidade, sem que os figueirenses tenham recolhido disso qualquer benefício.
Uma ou duas excursões vindas de Fátima, que passem por cá, com a venda de umas minis e uns copos de tinto, apesar das despesas com as mijadelas nos mictórios do Jardim Municipal, sempre dão mais lucro aos comerciantes da nossa cidade que a vinda dos endinheirados passageiros dos cruzeiros.
Esses, que se saiba, comeram, beberam e dançaram - tudo à borla - e foram para Coimbra.
Houve polémica antes da chegada do "Corinthian"Ao que disseram, inclusivamente ouvi isso na Assembleia Municipal, a Figueira, neste momento, não tem nada de especial para mostrar aos que nos visitam por mar.
Nada de mais errado: ironia das ironias, a Figueira tem uma relíquia, uma coisa que deve ser praticamente única em Portugal e na Europa – o campo de futebol do Grupo Desportivo Cova-Gala.
Para o próximo cruzeiro que arribar ao nosso porto – é em outubro, ao que veio nos jornais – é só coordenar as coisas,  e trazer os endinheirados turistas a esta outra margem a ver algo da pré-história, peculiar e impossível de ver no seu país. Qual Serra da Boa Viagem, quais Lagoas, qual Casino, quais Museus, qual CAE, qual Salgado, qual Praia, qual gastronomia?..
Nada disso. 
Os figueirenses podem surpreender os ilustres visitantes com um jogo de futebol, a contar para a prova rainha da Associação de Futebol de Coimbra, disputado num pelado pré-histórico que já não existe em lado nenhum...
Aquilo sim é futebol autêntico e genuíno, só comparável a Camões, que escreveu os seus poemas conforme viveu: com dificuldades.
Tal como nós, covagalenses, foi um poeta marcado por múltiplas experiências e vicissitudes. Mas, da dureza que a realidade lhe apresentava, brotou uma obra singular que nos define enquanto cultura e enquanto parte da Humanidade...
É o que vai acontecer ao futebol na nossa Aldeia!
Perante a hipocrisia, valha-nos a ironia com os dentes afiados...

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande Agostinho um forte aplauso ao teu post e alguem que faça por favor chegar isto aos iluminados desta terra.
Haja sunsetes festas de piratas e comezainas mas que aja tambem um pouco de consciencia .
Grande abraço.

Anónimo disse...


Porto de Lisboa quer reduzir poluição causada pelos cruzeiros
Cruzeiros em Lisboa

O Porto de Lisboa revela à TSF que vai passar a fazer medições regulares para controlar a qualidade do ar no terminal de Santa Apolónia. Também há planos para instalar um posto de abastecimento de gás natural para os navios.
TSF 14 de Maio

Isto é um aviso para os senhores que falam em cruzeiros.É melhor mandar vir barcas e barquinhos. Nada de poluição.