quarta-feira, 6 de maio de 2015

É já amanhã, mas os figueirenses vão limitar-se a aquecer a água com que outros se vão lavar...

O cruzeiro “Corinthian”, que partiu de Roma, escala amanhã o Porto da Figueira.
A chegada está prevista para as 07H00 e a largada do cais da nossa cidade deverá acontecer pelas 21H00.
Após a sua chegada à Praia da Claridade, os turistas terão uma recepção local, que incluirá folclore, entre outras surpresas.
Esta escala na Figueira da Foz terá uma duração de cerca de uma dúzia de horas, aproximadamente, seguindo os turistas para Coimbra, onde farão uma visita à Universidade, almoço e uma sessão de fados de Coimbra.
Recordo o que escrevi um dia destes aqui.
Aquilo que os políticos nunca conseguiram fazer, a realidade acabou por definir e decidir: turisticamente, a Figueira, há muito que não é uma cidade atractiva e, muito menos, aliciante.
E, isso, explica-se facilmente: há muito que perdeu a essência.
E, perdida a essência, o que é que os turistas vêm cá ver?..
Mais do que lamentar, vou ter pena da Figueira amanhã se limitar a ver passar o navio.
Antes do mais, porque os estrangeiros ricos (melhor dizendo, "ricos e de um estrato social muito elevado", como informou na Assembleia Municipal de 30 de abril p.p., a deputada PS Isabel Tavares) poluem menos, são pessoas mais civilizadas e gostam de preservar o seu espaço.
Mesmo o pouco lixo que, porventura, pudessem fazer, se fossem ao ex-libris balnear da Figueira, a Praia dos Tesos,  teria outra classe: as garrafas de água seriam certamente do Luso e os frascos de perfume da Chanel...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ok tudo bem depois não se esqueçam de levar os turistas a visitar o coreto do jardim ,o edifício das freirinhas e o edifício o trabalho.
Já agora levem nos até á avenida para admirarem a beleza da praia.