sexta-feira, 8 de maio de 2015

O “Corinthian" chegou e já foi embora, mas entretanto houve a sessão de boas vindas...

foto descaradamente sacada daqui
Conforme o previsto, o cruzeiro Corinthian com cerca de uma centena de passageiros chegou ontem à Figueira da Foz por volta das 9 horas da manhã.
Os americanos pisaram chão figueirense ao som do rancho da Casa do Povo de Maiorca e ao sabor do chá de limonete e da doçaria local. Por outro lado, ficaram também a conhecer a hospitalidade figueirense e as aptidões de dançarino do “mayor” João Ataíde, quando o autarca se juntou aos estrangeiros e ao rancho numa dança tradicional, na recepção realizada no porto. A administração do porto e da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz (ACIFF) e representantes de várias entidades também deram as boas-vindas aos turistas.
Depois, os turistas fizeram-se à estrada, em autocarro, e a comandante do navio, recebeu os convidados e os jornalistas. 
“Vocês vivem no paraíso”, elogiou a anfitriã e comandante do navio Vera Zee Desmovic. 
“Nós sabemos que vivemos no paraíso”, gracejou, por sua vez, o presidente da câmara, visivelmente bem disposto.
Pudera, o dia tinha começado bem: depois das resmas de cruzeiros que nos últimos anos demandaram a Figueira – está já previsto, mais um para outubro, será o quarto, depois do de ontem: o primeiro foi em 1990 e o segundo em 2010 - Braga da Cruz, presidente da administração dos portos da Figueira da Foz e Aveiro, tinha já mostrado disponibilidade em criar melhores condições para receber pequenos cruzeiros, desde que a procura o justifique. O que, aliás, vem  também ao encontro dos desejos da ACIFF.
Aliás, uma cidade como a Figueira, servida por várias autoestradas, comboio e porto de mar que até já recebe cruzeiros, só pode aspirar a voos mais altos.
E o futuro, que vai ser ser risonho, está já aí. 
“O aeroporto virá a seu tempo”, disse João Ataíde aos jornalistas: “há aceitação - por parte da Força Aérea - para se criar uma gare civil na base aérea de Monte Real, desde que haja uma empresa que a queira explorar”, deixou cair ontem o autarca da Figueira da Foz visivelmente satisfeito com os resultados da passagem deste cruzeiro pelo porto da cidade de que é “mayor”, e que ontem não deixou os seus créditos em mãos alheias e mostrou o seu «charme» aos turistas do cruzeiro.

Os figueirenses, limitaram-se a ver o navio... Já a recepção preparada pelo Município e pelo Porto da Figueira da Foz, com a colaboração de vários operadores figueirenses, como as fotos que podem ver clicando aqui demonstram, foi muito apreciada pelos visitantes: não é todos os dias que se podem provar as nossas Brisas da Figueira, beber chá de Limonete e apreciar os dotes artísticos do "mayor" da Figueira !..
Não sei se alguém colocou, ontem, ao "mayor" da Figueira esta pergunta:
- Então, bem disposto presidente?
Se assim aconteceu, a resposta foi de certeza esta:
- Sempre!

Pronto... não volto a questionar...
O navio saiu ao final da tarde de ontem. Pode ser que para outubro haja mais... 
Comparável ao sucesso da passagem de navios de cruzeiros pelo porto da Figueira da Foz, só a passagem de aviões pelo aeroporto de Beja!

1 comentário:

Anónimo disse...

Claro camarada devem ter ficado encantados com o edificio das freirinhas e com a beleza da praia mas a cereja no topo do bolo foi quando visitaram o edificio o trabalho ficaram encantados com a recepção que os ratos lhes fizeram.