segunda-feira, 25 de maio de 2015

Figueira, um concelho em processo de renaturalização?..

Esta foto de António Agostinho, dá conta do abandono a que está votado o Cabedelo. Mais fotos aqui
Por brincadeira, diz-se pela Figueira que já tivemos a carraça das Abadias, a pulga da praia (outrora da Claridade, agora da Calamidade) e, neste momento, temos, em pleno processo de evolução, o caruncho do Cabedelo.
Esta Câmara faz lembrar aqueles miúdos, com um cheirinho a atraso, mas que ainda não podem ser considerados deficientes. Contudo, tal como com aqueles miúdos, vê-se – mesmo  olhando de longe - que não está tudo bem por aqueles lados…
Antes de publicar esta postagem mostrei as fotos a  alguém… Arregalou os olhos até ao excesso e disse apenas:  “não percebo!”
Nem eu, confesso. Tanto mais,  que o gabinete de agitação e propaganda da nossa autarquia, reconhece que “do rico património natural existente é de realçar os 12 km de praias de “finas areias”, onde pode apreciar a inconstância do rebentar das ondas espumosas e salgadas do Atlântico. Na sua maioria, com águas de “qualidade ouro”, reconhecidas pela chancela europeia da “Bandeira Azul”, estas praias fazem do concelho um destino de praia por excelência e são um convite ao lazer, a longas caminhadas à beira de água, mas também ao repouso ao sol.”
Figueira,  um concelho em  processo de renaturalização, ou uma cidade que tem um poço de petróleo  – as suas praias – e o está a deixar arder por incompetência?...
Do alto da experiência dos meus mais de 60 anos,  já ouvi falar da velhice e da morte e dessas coisas todas…
No entanto,  no que me diz respeito, continuo a acreditar que tudo  não passa de rumores…
Espero que os políticos figueirenses tenham mais noção da realidade do que eu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu não estou nada admirado que a situação das praias da margem sul da figueira estejam na calamidade que as fotos mostram é um facto que a margem sul não tem merecido a mesma atenção da margem norte e como no país ... Portugueses de primeira e de segunda.

Anónimo disse...

Como foi de propósito que deixaram crescer tomates na praia da claridade será que não é de propósito que tambem estão a deixar crescer a praia até á lota?
Abração