terça-feira, 9 de novembro de 2021

Primeira entrevista de António Costa desde que o orçamento foi chumbado não foi convincente...

António Costa há muito que está em campanha eleitoral.
É uma "animal político" à procura da maioria absoluta. Na busca desse desiderato não recua perante nada. Mesmo faltar à verdade sobre a posição dos seus ex-parceiros  da geringonça.
Por exemplo, na entrevista dada ontem à RTP, disse que o PCP não queria mais a geringonça. Contudo, o que foi dito por Jerónimo de Sousa, é que uma geringonça com estas características seria irrepetível.
Irrepetível, desde logo, porque tudo se deveu a uma correlação de forças que dificilmente acontecerá nas eleições de 30 de Janeiro. 
Se o PS ficar mais robusto eleitoralmente, prescinde dos parceiros à esquerda.
 
Em 2019, o reforço eleitoral conseguido, tornou o PS mais intransigente e mais arrogante. Costa, ao afirmar que o PCP disse que não queria mais a geringonça, tem como obectivo convencer o eleitorado que é necessário dar a maioria  absoluta ao PS.
Para isso, nem sequer descurou o pormenor de mencionar que sem a geringonça, corremos o risco de ter um governo de direita. 
Recorde-se: em 2015, o partido mais votado nas eleições foi o PSD. 
Lembram-se quem estendeu a mão a quem? Não foi Jerónimo de Sousa  que disse que só não haveria governo se o PS não quisesse?

O PS já teve a maioria absoluta e a desgraça governativa foi a que todos ainda nos recordamos.
António Costa, ontem, deu a entender que se o PS se reforçar, mesmo que não atinja a maioria absoluta, vai procurar apoios à direita. A pressão para uma governação táctica de "bloco central dos interesses", proveniente de vários sectores da sociedade portuguesa existe. As grandes confederações patronais e os grandes interesses do negócio da saúde estão à espreita. Viu-se a dificuldade de António Costa em justificar a não reposição da legislação laboral alterada no governo de Passos Coelho e Paulo Portas.

Sem comentários: