sexta-feira, 5 de novembro de 2021

A luta por um bem: um partido político

Pacheco Pereira

"Possuir um grande partido, como o PSD, ou mesmo um pequeno partido como o CDS, significa ter um grande património para distribuir pelos “seus”, lugares, empregos, oportunidades, estilos de vida acima das qualificações, possibilidade de mandar e corromper, poderes macros e micros, pose e pompa.

O que se passa no PSD e no CDS é um conflito de uma enorme agressividade, que surpreenderia quem está fora da vida partidária, se o conhecesse tal como ele é. É parecido na sua acrimónia e violência com um conflito sobre marcos ou sobre o uso da água duma nascente, daqueles que historicamente são a fonte de assassinatos nos campos, animosidade de famílias por gerações, onde vinganças e ameaças são comuns. Há razões políticas e ideológicas, mas são mais ténues do que parecem e estão limitadas a um pequeno número dos combatentes. O que se passa é que o conflito é por um bem, e um bem escasso: a posse e o controlo sobre um partido político, numa democracia que deu muitos poderes aos partidos.

Possuir um grande partido, como o PSD, ou mesmo um pequeno partido como o CDS, significa ter um grande património para distribuir pelos "seus", lugares, empregos, oportunidades, estilos de vida acima das qualificações, possibilidade de mandar e corromper, poderes macros e micros, pose e pompa. Infelizmente, quanto maior é a degradação política e ideológica de um partido, maior é a competição por estes bens."

Sem comentários: