quarta-feira, 19 de maio de 2021

Novas multas nas praias entram hoje em vigor

Foto António Agostinho
A partir de hoje, quem não utilizar máscaras no acesso às praias, desrespeite as normas de distanciamento entre toalhas ou pratique atividades desportivas com o areal cheio será alvo de multas de 50 a 100 euros. O decreto- -lei que regula o acesso, a ocupação e a utilização das praias no contexto da pandemia foi publicado ontem e entra hoje em vigor. 
O primeiro-ministro, António Costa, frisa que, com o novo regime sancionatório, o Governo quer deixar claro que ninguém pode relaxar no cumprimento das regras sanitárias. “Sempre que relaxámos, a situação piorou”
Para além de multas para os banhistas, estão previstas também coimas para os concessionários, mas mais pesadas, de 500 a 1000 euros, se não higienizarem corretamente o espaço ou não afixarem as normas em locais visíveis. 
Em 2021, Portugal conta com 643 águas balneares, às quais estão associadas 574 praias (504 no Continente, 82 nos Açores e 57 na Madeira), onde a vigilância e a assistência a banhistas estão asseguradas por nadadores-salvadores.

Via JN

Sem comentários: