sexta-feira, 23 de junho de 2023

Ser PITONISA não está ao alcance de todos...

Quando, numa publicação datada de 8 de do corrente mês, constantei o óbvio e escrevi,  que «no final da semana em que Santana Lopes consegue a tranquilidade e a estabelidade que lhe vai permitir ter o tempo, a disponiblidade, a serenidade e a paz para pensar outros voos, com o acordo tripartido que lhe permitiu arrigementar uma maioria absoluta na autarquia figueirense, o tema político na Figueira para a principal força da oposição é "a camada vegetal que cobre o areal da praia da nossa cidade."!», caiu o carmo e a trindade sobre este pobre, aldeão e provinciano escriba.

Um infeliz e mal sucedido intelectual desenhista, pintor, escritor e tudo..., inchado e cego de ódio, que não vê outra coisa na vida de blogueiro que não seja o "gostinho" (não coloco o link, pois não promovo alarvidades e, muito menos, à borla...) escreveu a determinado ponto sobre a postagem que referi acima. Passo a citar:

«É aqui, agora (neste ponto exacto da estória) que entra a pitonisa.

- E quem caralho é a pitonisa, perguntais vós.

- A pitonisa é um blogueiro que foi mandatário e candidato na lista dos comunistas e a quem o furacão Lopes ofereceu uma sinecura de conselheiro municipal. Depois disso o pobre tomou para si o triste (ou alegre) apostolado de cantar e espalhar-por-toda-a-parte a grandeza do génio político do seu patrono e de como este é directamente proporcional à vácua mediocridade de toda a oposição, da comunicação social e do mundo em geral.

Assim, o comunicado no qual o furacão Lopes anunciava prazenteiro que estava-com-tudo para “mandar remover a camada vegetal que cobre o nosso lindíssimo areal” não foi, segundo a pitonisa, uma simples bravata armada aos cágados para animar o pagode mais reaccionário e saudoso do intigamente dos seus apoiadores, mas sim um facto político de diversão, um ruído acrescentado e genial,  uma mão-cheia-de-areia que, num gesto de magistral e maquiavélico discernimento político, tirou da cartola e lançou aos olhos da apalermada oposição e do público ignaro para que ninguém o questionasse sobre nenhum dos mais que prováveis variados graus de sordidez dos termos do acordo que lhe permitiram obter a maioria na Câmara. 

Como vedes, devido à incapacidade cognitiva de toda a gente, a pitonisa tratou de, elucidando a posteridade, traduzir para miúdos todas as subtilezas de estratégia política saídas da mente brilhante do seu príncipe encantado, que ela já vê aliás como o ajuramentado sucessor de Marcelo em Belém (imaginando-se, quem sabe também, já como chefe da sua casa civil, ou assim). Para a pitonisa, a Figueira é demasiado bisonha para a majestática sapiência do seu príncipe encantado. – Ai ai, diz ela, suspirando: sempre que ele aponta para a lua, na Figueira todos olham para os dedos papudos do meu príncipe, ai ai.»

Passados 15 dias, não é a "pitonisa", mas o OBSERVADOR a dizer que "Pedro Santana Lopes faz-se à estrada para Belém e admite candidatura à sucessão de Marcelo".

Agora é o próprio "Pedro Santana Lopes que admite estar a equacionar seriamente uma candidatura à Presidência da República nas próximas eleições agendadas para 2026. “Não se devem tomar decisões antes do tempo, mas é algo que não está excluído. Isto só se resolve com pessoas incomuns. Tenho currículo e vontade. Se houver condições para vencer essa disputa, poderei estar lá”.

Parafraseando o tal infeliz e mal sucedido intelectual desenhista, pintor, escritor e tudo..., inchado e cego de ódio, que não vê outra coisa na vida de blogueiro que não seja o "gostinho", pela oposição na Figueira vai "cheiroso este bueiro", vai...

Sem comentários: