terça-feira, 13 de junho de 2023

O populismo é um perigo que tem sido alimentado...

Recorde-se: em 15 de Fevereiro de 2020, André Ventura passou pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, onde teve uma reunião com o presidente da câmara, que era na altura Carlos Monteiro.

Como diria a CMTV, foi OUTRA MARGEM, em rigoroso exclusivo, quem anunciou a vinda do deputado do Chega. 
Esta audiência de Carlos Monteiro a André Ventura, a meu ver, do ponto de vista político, serviu a ambos.
A André Ventura deu jeito e credibilidade ser recebido por um autarca do Partido Socialista. 
A direita do PS figueirense, pensava que daria um contributo para a divisão dos votos à direita da direita do PS... 
O que não era desfavorável à direita do PS... E o que também não era muito difícil: a direita da direita do PS, na Figueira, não estava dividida, estava esfrangalhada e pulverizada...
O que, politcamente, dava enorme jeito para as aspirações políticas de Carlos Monteiro.
Só que nas autárquicas de Setembro de 2021 apareceu Santana, foi a jogo e baralhou as contas... 
Imagem via Diário as Beiras

Passou o tempo. Entretanto, estamos em 2023.
Via UM JEITO MANSO

"O balão do populismo em Portugal está a encher a olhos vistos, insuflado pela Comunicação Social. (... e também pelo Presidente Marcelo?)

... em Portugal, em vez de se tentar erradicar o populismo, não apenas a comunicação social anda com os populistas ao colo, promovendo-os em permanência, como alguns dos outros partidos pensam que, para não irem pelo ralo, têm que ombrear em populismo com os populistas. 

.... se o Ventura vai à Feira do Livro, sem motivo legítimo que se divise, a comunicação social vai atrás e é vê-lo, a fingir que é uma pessoa decente, a dar palpites, a fazer exigências, a ser demagogo e, no fundo, a mostrar-se como o troca-tintas que é, falando para as câmaras e para os microfones.

A Iniciativa Liberal também resolveu que deveria guinar para o lado populista da política ao pôr de lado o Cotrim e ao escolher este que por aí anda a fazer barulho sem dizer uma que se aproveite. Mas as televisões e as rádios andam atrás dele e ele, tal como o Ventura, tem uma capacidade infinita para ser troca-tintas, demagogo e vendedor de banha da cobra.

Montenegro, neste campeonato em que vale tudo, não sendo capaz de se afirmar como um líder decente e confiável, emula os outros dois e lança atoardas para o ar, não apresentando uma ideia, uma única, a que os portugueses reconheçam valor.

Falta aqui o Bloco de Esquerda que, no meio da mudança de liderança, tem andado mais apagado. Senão seria a quarta força a poluir a democracia com atoardas e a atirar-nos areia para os olhos. Aliás, veja-se a miserável actuação de Pedro Filipe Soares na CPI, portando-se como uma espécie de agente pidesco.

A nuvem de poluição que esta gente lança sobre a vida política é uma vergonha. Mas, mais do que isso, é um perigo. E é um perigo que tem sido alimentado pela Comunicação Social."

E não só...

Sem comentários: