segunda-feira, 19 de junho de 2023

Quando os vereadores/ambientalistas defendiam a "limpeza da praia durante todo o ano"!..

Antes que algum ambientalista serôdio descubra alguma erva aromática milagrosa que consiga reabilitar os tachos perdidos em Setembro de 2021, recordo uma notícia de 2008-04-08 (oito de Agosto de 2008).

Passo a citar.

"O PS da Figueira da Foz defende que a limpeza do areal da praia decorra durante todo o ano, e não só em cinco meses, como actualmente, exortando o executivo camarário a investir em meios próprios para essa tarefa.

Intervindo segunda-feira na reunião da autarquia, o vereador socialista João Vaz deu o exemplo de Viana do Castelo, «em que as praias são limpas todo o ano porque a Câmara tem meios próprios», argumentando não existir «comparação possível» com a Figueira da Foz.

Segundo o vereador, a opção pela aquisição de meios próprios e contratação de funcionários para a limpeza do areal, em detrimento da concessão, permitiria à autarquia poupar cerca de 480 mil euros num período de 10 anos.

«Em Esposende ou Torres Vedras fazem a limpeza anual com orçamentos muito mais baixos e no Algarve gastam-se pouco mais de 30 mil euros para limpar todo o ano», argumentou.

João Vaz lembrou que apesar das praias da Figueira da Foz constituírem um chamariz turístico, os detritos acumulam-se fora da época balnear por falta de limpeza. No passado fim-de-semana, disse, «havia centenas de pessoas na praia e estava cheia de lixo. Ainda não foi limpa», observou, frisando que «quase 90 por cento do lixo que aparece na praia é levado pelas pessoas que lá vão».

Embora considerando «ideal» a limpeza das praias nos 12 meses do ano, o presidente da autarquia, Duarte Silva, sublinhou que a autarquia tem de conjugar a utilidade da medida com as possibilidades financeiras do município."

1 comentário:

João Miguel Vaz disse...

Caro Agostinho, o seu post não revela o que a notícia diz e aquilo que eu pretendia na altura: limpar a praia dos plásticos, pilhas, garrafas,....etc. e de muito lixo que lá se acumulava. A limpeza não tinha nada a ver com a remoção da vegetação, como é óbvio, porque a vegetação não existia.
O que aconteceu foi isso mesmo, a Câmara passou a limpar os detritos (a zona de praia, e não o areal) três vezes por ano.
Há coerência da minha parte.
João Vaz