sábado, 3 de junho de 2023

A ida de Ricardo Silva para vereador e as consequências políicas que daí poderão advir...

Sobre este assunto, estou em crer que a "procissão ainda nem saiu do adro"...


Será que o rebuliço político em que a Figueira viveu nos últimos 2 anos, pelo menos aparentemente, vai amainar com a ida de Ricardo Silva para o executivo liderado por Pedro Santana Lopes? 
Digo aparentemente, porque neste momento, a meu ver, existem algumas incertezas para quem está interessado no futuro da Figueira.
 
Os adversários e os inimigos de Santana aparecerão em terreno partidário.
O PS/Figueira, se já estava feito em cacos, ruiu ontem.
E, isso, mais tarde ou mais cedo, vai ter de ser revertido.
O Movimento FAP, como todas as coisas escritas na areia, desapareceu ontem. 
E, esse facto, a meu ver, não tem reversão possível.
O PSD/Figueira deve estar um caos. A facção que apoiou a candidatura de Pedro Machado, com Ricardo Silva como número 2 na lista para a Câmara e mandatário da candidatura, deve estar ao rubro.
A actual direcção concelhia do PSD, que foi eleita manifestando apoio total ao desempenho do executivo de Santana, deve estar a sentir-se, no mínimo, muito confusa.
A bancada do PSD na Assembleia Municipal, presumo que com o regresso breve de Teotónio Cavaco, não sei bem como se vai sair depois do desempenho que teve nos últimos cerca de dois anos - em especial o seu chefe de bancada Rascão Marques.
Os cerca de 60 membros do PSD expulsos pela concelhia liderada por Ricardo Silva, devem estar a engolir em seco.
Tudo isto, mais tarde ou mais cedo, vai ter custos políticos.

Santana, como político experiente e experimentado que é, deve ter medido todos os riscos, pelo que este escrito não lhe estará a dar nenhuma novidade.
É claro, que existe a explicação de sempre: este sapo foi engolido para o bem da Figueira e do PSD - e já agora, digo eu, a bem da sua putativa candidatura presidencial e a bem do socialdemocrata Ricardo Silva.
Vou acreditar que os críticos de Santana na Figueira vão permanecer mudos, para não prejudicar a Figueira, a FAP, o PSD, o País, a Lua, Marte e por aí além.
Aos que foram expulsos por Ricardo Silva recomendo que tenham calma, pois o tempo vai resolver também essa parte do problema.
Vamos lá é a ver, se aquelas virgens impolutas que gostavam de dizer o que entendiam que tinham de dizer para bem da Figueira, se vão manter caladas...

Sem comentários: