sábado, 17 de junho de 2023

Coberto vegetal: para os socialistas a vegetação da praia “não é toda igual e, na zona dos concertos, é diferente da zona central da praia”...

Via Notícias de Coimbra

«A realização do RFM Somni em julho, na praia da Claridade, na Figueira da Foz, está envolvido numa polémica relacionada com a limpeza do areal mandada executar pelo município liderado por Pedro Santana Lopes.

No entanto, a vice-presidente da autarquia, Anabela Tabaçó, que substituiu ontem o presidente na sessão de Câmara, disse “não acreditar” que o evento seja inviabilizado e que isso não é do interesse do município.

Na semana passada, a autarquia suspendeu a limpeza da vegetação do areal da Praia da Claridade, que tinha sido autorizada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), depois de várias críticas de ambientalistas e do Partido Socialista, que condenaram a operação de remoção da vegetação do areal.

Na sessão de Câmara de ontem, a vice-presidente Anabela Tabaçó, que substituiu o presidente Santana Lopes na reunião, ausente por doença, salientou que o município solicitou um parecer aos serviços técnicos para saber “se deve avançar ou não com o RFM Somni”, uma vez que o local tem “dunas e vegetação”, que também são protegidas.

A questão da limpeza do areal foi levantada na reunião pela vereadora socialista Glória Pinto, que solicitou o processo que fundamentou a resposta da APA e questionou o plano do executivo para a Praia da Claridade.

Salientando que não pode existir “dois pesos e duas medidas”, Anabela Tabaçó questionou diretamente a bancada socialista se é “contra ou a favor da realização de festivais na praia”.

Para a socialista Glória Pinto, a vegetação da praia “não é toda igual e, na zona dos concertos, é diferente da zona central da praia”, mostrando-se a favor da realização dos festivais de praia no local habitual.

No final da reunião, em declarações aos jornalistas, a vice-presidente da Câmara frisou que o objetivo da Câmara com o pedido de parecer é “esclarecer tudo, face às críticas vindas a público”, salientando que o executivo não está contra os festivais na praia.

“Perante aquilo que fomos alvo nos últimos dias queremos um esclarecimento sobre tudo”, realçou Anabela Tabaçó, reiterando que o local onde se realiza o RFM Somni “tem dunas, que são protegidas, e vegetação”, mas que “não é intuito do município acabar com os festivais de verão”.

A autarca referiu ainda que a limpeza que o município estava a efetuar no areal da Praia da Claridade era igual à efetuada em anos anteriores e que fazia parte do programa eleitoral do movimento Figueira a Primeira.»

Nota de rodapé.

Perante a complexidade de análise existente em torno do coberto vegetal da Praia da Figueira, confesso a minha impotência para compreender todo o alcance da polémica que envolve a temática.
Com a posição ontem veículada em reunão de câmara pelos socialistas, de que a vegetação da praia “não é toda igual e, na zona dos concertos, é diferente da zona central da praia”, certamente fundamentada em altos, apurados, aturados e complexos estudos científicos, até apetece esquecer que o promotor do RFM Somni, Tiago Castelo Branco, é militante do PS e foi antigo Chefe de Gabinete da autarquia figueirense no tempo do falecido Dr. João Ataíde.
Do mesmo modo terei de ignorar o que li na página do Executivo do Município da Figueira da Foz no facebook: “impactos de um grande festival de música na praia num ecossistema costeiro. Uma montra em Portugal”. “Se não se pode tocar na vegetação, não pode ter lugar nada neste sítio”. 
O estudo, onde está incluído o festival de música RFM Somni, que se realiza este ano, nos dias 7, 8 e 9 julho, mostra que devido à realização de festivais de música na praia 35% da comunidade vegetal existente, foi removido por obras associadas à edificação dos eventos e pelo pisoteio dos participantes do festival.
Foto sacada daqui
Sendo assim, resta-me esperar pelo parecer do Movimento Parque Verde a esta nova tese avançada na reunião de câmara, ontem realizada, pela vereação socialista de que a vegetação da praia “não é toda igual e, na zona dos concertos, é diferente da zona central da praia”.
Enquanto essa tomada de posição não aparece, recordo a crónica "Negar as evidências", escrita por João Vaz, consultor de ambiente, publicada na edição de 28 de Julho de 2018 no jornal AS BEIRAS.
Passo a citar:
"Esperamos das entidades públicas um dever de respeito pela verdade. O mínimo que se pode pedir à Câmara Municipal, quando confrontada com situações de poluição e insalubridade, é que tenha uma postura séria. Ora, após as imagens colhidas, na praia da Figueira, por Pedro Silva, onde se viam copos de plástico e muito lixo do festival RFM Somnii Sunset, o chefe de gabinete do presidente João Ataíde afirma que as imagens são “falsas”. Sendo o Pedro Silva uma pessoa conhecida e respeitada na cidade, ficamos com a ideia que o chefe de gabinete é quem está a “mentir”. E tal atitude é inaceitável, vinda de quem tem a responsabilidade de “filtrar” a informação que chega ao presidente da câmara. Deveria ser demitido. Igualmente criticável é atitude da Câmara Municipal. Negam-se as evidências, mas assumindo-se implicitamente o falhanço do sistema: “Como sabem, as praias da Figueira da Foz são muito ventosas e existe lixo que se encontra enterrado que surge à superfície, constantemente. A intervenção é diária, mas não se consegue fazer tudo de uma só vez”. Isto é, como não fizeram nada para evitar que os copos de plástico sejam descartados (e há alternativas em vigor há décadas no resto da Europa, sistema de tara e devolução com reembolso), então há que limpar, com custos directos e indirectos, que todos pagamos. Os decisores locais não dão sinais de terem compreendido a gravidade do problema dos plásticos nos oceanos, apesar de todas as imagens e notícias que informam sobre o assunto."

Sem comentários: