sábado, 17 de junho de 2023

Feira das Freguesias não voltará a coincidir com o S. João

Foto via ON CENTRO
Texto via Diário as Beiras:
"O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, garantiu que este é o último ano em que a Feira das Freguesias coincide com o S. João.
«Neste mandato não haverá mais coincidências no calendário entre o S. João e esta feira, porque isso tem reflexos manifestos, nomeadamente, nas marchas, e isso não pode voltar a acontecer”, garantiu o autarca. 
Assim sendo, acrescentou Santana Lopes: “Temos de ajustar o calendário, porque a dificuldade, este ano, nas marchas, segundo as coletividades com que falei, [aconteceu porque] as coletividades precisam da Feira das Freguesias para gerarem receitas, e isso penalizou as marchas”. A maioria das marchas de S. João é assegurada por coletividades do concelho. Se estas mobilizam os seus recursos humanos para a exploração das tasquinhas da Feira das Freguesias, perdem capacidade de mobilização para os desfiles. 
Este ano, desfilam quatro marchas locais. Segundo Santana Lopes, há não muito tempo, eram apenas duas, o que obrigaria a autarquia a convidar marchas de outros concelhos. Como, aliás, aconteceu nos últimos anos. Apesar das dificuldades, o autarca garantiu que os desfiles de S. João são para manter. 
Santana Lopes ressalvou que a futura data da Feira das Freguesias será decidida depois de ouvir as coletividades e as juntas de freguesia. O autarca falou com os jornalistas no final da visita que realizou ao referido evento gastronómico, que se realiza na praça João Ataíde.
Durante vários anos consecutivos, o Município da Figueira da Foz teve de “importar” marchas populares de concelhos vizinhos para que os desfiles pudessem realizar-se com um número razoável de participantes. Este ano, desfilam quatro, todas elas locais. Apesar das dificuldades em manter a tradição, Santana Lopes garantiu que ela vai continuar. Os cortejos realizam-se na avenida 25 de Abril (23) e no Coliseu Figueirense (24).
Os desfiles das marchas de S. João, nas noites de 23 e 24, começam às 21H30 e às 22H00, respetivamente. Este ano, desfilam as marchas das Mulheres de Tavarede, da Sociedade de Instrução e Recreio de Lares, da Sociedade Filarmónica Paionense e da Junta de Buarcos e São Julião. Esta tradição integra as Festas da Cidade da Figueira da Foz, que se prolongam até ao dia 26, com espetáculos, parque de diversões e diversos outros eventos.»

Sem comentários: