sexta-feira, 23 de junho de 2023

Não brinquem com coisas sérias...

Em Agosto de 2021, véspera de eleições autárquicas, o Governo antecipou a divulgação do estudo sobre a transposição de areias na barra da Figueira da Foz, prevista para setembro. O documento foi apresentado no dia 12 de Agosto de 2021.

Recorde-se que o estudo do by pass foi adiado durante anos.
Um estudo no valor de cem mil euros contra os milhões constantes que se despendem em dragagens.
Em Setembro de 2018,  a Vereadora Ana Carvalho não só não se mostrou muito preocupada com a situação como até afirmou: "não sou grande defensora dessa solução".

Na edição do Jornal Público de 12 de Agosto de 2021, pode ler-se:

A solução para resolver o problema de areias na Figueira da Foz? Um bypass fixo, conclui estudo.

Análise encomendada pela Agência Portuguesa do Ambiente aponta para viabilidade de sistema de transposição de sedimentos entre as praias a norte e a sul do porto da foz do Mondego.


Meus caros Amigos do Forum, não se façam de ingénuos, muito menos andem a espalhar a confusão, muitos menos ainda ousem brincar com coisa muito sérias.

A Figueira da Foz tem um problema de sedimentos: acumulam-se em frente à cidade, a Norte da foz do rio Mondego, e estão em falta nas praias imediatamente a Sul, numa zona em que a erosão costeira ameaça populações e equipamentos. A solução passa por instalar um sistema fixo que transponha as areias do Norte para Sul.

Quem o conclui foi um um estudo encomendado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e que foi apresentado, na Figueira da Foz, numa cerimónia com a presença do ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes no dia 12 de Agosto de 2021.


Nota de rodapé.

Sem comentários: