sexta-feira, 23 de junho de 2023

O Senhor Nelson Fernandes

... "mais novo, mas também mais lindo".
Amanhã, em cerimónia que decorrerá no CAE, vão ser distinguidas algumas personalidades da Figueira. Entre elas, uma que não tendo nascido na Figueira, é da Figueira, que conheço há mais de 40 anos: Nelson Fernandes, conhecido, sobretudo, por ser um ex-autarca comunista, é uma das pessoas com mais espírito que conheci. Para além disso tem um sentido de um humor fino e requintado. Ao mesmo tempo é detentor de um olhar clínico (foi enfermeiro na vida profissional), porém, algo cínico  e incisivo sobre a realidade que nos rodeia.
Embora tenha sido convidado para a cerimónia que vai decorrer no CAE a partir das 14 horas de amanhã, por não estar na Figueira, fica o meu abraço ao homenageado e as devidas felicitações.

Em forma de reconhecimento pela justeza da medalha que o executivo que  Santana Lopes comanda lhe ofereceu, deixo algo que conheço desde os tempos do Barca Nova (entretanto, passaram mais de 40 anos), mas que o enfermeiro Nelson Fernandes foi refinando ao longo dos anos.

A subtileza humorística da sua escrita fina, que chega a atingir momentos pícaros.

É uma página de facebook que vale a pena visitar. Pena, é Nelson Fernandes, nos últimos tempos ter perdido algum gás, num tempo em que "escrevemos mais do que nunca. O email é uma ferramenta de trabalho fundamental, enviamos mensagens por telemóvel todos os dias, publicamos e comentamos as conversas de amigos e desconhecidos nas redes sociais. Para tudo isto, usamos palavras e a forma como as escrevemos têm um impacto fundamental na nossa credibilidade."

Vamos a meia dúzia de pérolas que saquei da página do ilustre homenageado de amanhã por Santana Lopes. Vão lá, invadam o espaço que vale a pena.

1. "Cá por casa a Paula já preparou as máscaras... Pronto, se tem que ser, seja! Mas que o uso da máscara levanta alguns problemas levanta...

Com a máscara há uma série de coisas que se vão tornar confusas. Há coisas que se fazem com a boca, e não estou a falar de sexo, que ficam em risco. Por exemplo tocar instrumentos de sopro... 

E não se deixem abater. Eu que tenho o nariz mais feio do mundo vou ficar muito melhor de máscara."

2. "Ouvi dizer que o Reitor do Santuário de Fátima vai pedir ao Partido Cominista Português que organize a peregrinação de 13 de Outubro. E esperamos que o PCP aceite."

3. "E pronto! Está escolhido o novo responsável máximo da TAP. Após dois brasileiros um alemão. Caramba! É só estrangeiros. Que falta de brio patriótico. Por mim ponho as mãos no fogo pelos gestores portugueses. Ele há deles tão capazes, como os estrangeiros, de estragar a TAP. Precisam é de oportunidades."

4. "HAJA MEMÓRIA. HÁ FUTURO

Hoje, em todo o país, no âmbito do centenário do PCP, os comunistas foram aos cemitérios, lembrar aqueles, dos nossos, que já não estão entre nós, mas que nos trouxeram até aqui. Quisemos agradecer-lhe os exemplos de coragem, de dedicação, e de firmeza como militantes. Mas também mitigar a saudade que nos deixaram, e lembrar sua integridade e o muito que nos legaram como seres humanos admiráveis.

Na Figueira da Foz materializamos a memória na campa do Agostinho Saboga, mas lembramos o Lenine, o Amador, a Guida Avelino, o Zé Martins, o Teófilo, etc.  

Temos memória e orgulhamo-nos de quem nos antecedeu. Mas também lhes garantimos que além da memória também temos projeto. E futuro!"

5. "DEUS NOSSO SENHOR FAZ TUDO MUITO BEM FEITO

Aqui há uns anos, durante o Curso de Especialidade em Enfermagem de Reabilitação, era meu professor de Anatomia do Movimento o dr Joaquim Fonseca, ortopedista nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Éramos velhos conhecidos. Como aluno de enfermagem já tinha passado, na década de sessenta, pala velha Ortopedia, então em S. Jerónimo, onde então beneficiei dos seus conhecimentos, e apreciei a sua gentileza e afetividade.

Durante o período letivo da cadeira, inventariamos os tendões e os músculos, e estabelecemos, através da sua origem e inserção, a dinâmica das articulações. E através destas chegamos às dinâmicas posturais, indispensáveis á realização das “performances” físicas.

O dr. Joaquim Fonseca era católico e assumia esse catolicismo nas suas descrições anatómicas com a “constatação” de que “Deus Nosso Senhor faz tudo muito bem feito”. Para ele qualquer articulação era uma obra prima da criação. 

Confesso que há época acompanhava essa declaração com algum ceticismo. Mas hoje, em tempo de pandemia, lembro-me do dr Fonseca quando vou pela rua e olho para as pessoas. 

Então não é que temos as orelhas no sítio certo. Prontinhas para pendurar a máscara. Na realidade Deus Nosso Senhor faz tudo muito bem feito."

6. "AS ELEIÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS

Dada a situação decorrente das eleições nos Estados Unidos, o ministro Augusto Santos Silva prepara uma declaração de não reconhecimento dos resultados eleitorais, e pediu uma reunião urgente da União Europeia no sentido de serem nomeados observadores europeus para credibilizar a recontagem.

A declaração declara que se devem fazer recontagens até que os resultados sejam aquilo que se deseja. Ao mesmo tempo recomenda a Nicolas Maduro para não se intrometer, uma vez que Guaidó lhe disse que Maduro preparava o exército venezuelano para repor a democracia nos EU.

Marcelo ia também fazer uma declaração sobre o assunto, mas enganou-se e saiu-lhe uma declaração sobre o corona:- É um jogador formidável! Referia-se não o vírus, mas sim ao Corona, jogador do Futebol Clube do Porto.

Entretanto numa inequívoca manifestação de respeito democrático, e em nome de uma democracia cada vez mais sã, e um exemplo para o mundo ocidental, oriental e de todos os outros pontos cardeais, Donald Trump entende que se deve parar a contagem de votos nos estados onde está a perder, e, continuar a contagem nos estados onde está a ganhar. Que estratégia demolidora.

Á cautela declaro por minha honra que estou a brincar. Não é necessário o polígrafo SIC. E digo isto porque há gente que acredita em tudo."

Sem comentários: