terça-feira, 6 de junho de 2023

A nova configuração do executivo camarário traz mais estabilidade governativa?

Via PS Secção da Figueira da Foz

"O Partido Socialista e de acordo com o mandato atribuído pelos Figueirenses tem sempre assegurado, com sentido de responsabilidade, a governabilidade do executivo.

É o Dr. Santana Lopes que nunca aceitou gerir em diálogo e conforme as condições do mandato que lhe atribuíram, criando consensos com as outras forças partidárias o principal foco de instabilidade no executivo. O PSD foi absorvido e a FAP simplesmente ignorada. Na ótica do Presidente da Câmara nada existe além da sua vontade.
Dizer que este "acordo" foi feito devido ao PS, é no mínimo inacreditável e pouco sério. Ele nada tem a ver com o Partido Socialista, mas sim, com as mudanças de lideranças no PSD, a nível nacional, e é público que já vem sendo "negociado" há largos meses. Sendo que, apesar deste "entendimento", continuamos a ter a maioria na Assembleia Municipal e a assumi-la com responsabilidade.
O problema é que, o Dr. Santana Lopes, não tem políticas para resolver os problemas estruturais a que urge dar resposta tais como as de âmbito demográfico, da saúde e educação, do saneamento, ou as de criação de uma rede de transportes funcional, atrativa, ecológica e que sirva às pessoas.
A instabilidade neste executivo, com pouco mais de ano e meio, é originada pelo Presidente da Câmara e a sua personalidade, e pelo Movimento que o tem sustentado (já com morte anunciada pelo recente "pacto") e não pelo Partido Socialista (que no essencial viabilizou as suas propostas).
Relembramos o abandono intempestivo das reuniões da Câmara pelo Sr. Presidente, das caricatas "descomposturas" aos vereadores com pelouros e da irritação assumida quando as suas propostas não são aprovadas.
Da prossecução de uma política do facto consumado (apresenta-se como já decidido algo que ainda não foi votado nem discutido em reunião de Câmara), a demissão e afastamento de Quadros de Chefia, a criação e/ou a extinção de Departamentos.
Anunciam-se hoje propósitos, muitos que não dependem da autarquia, que depois são ignorados ou dá-se o dito por não dito (dando a ideia de que afinal não há projetos nem se sabe o que se pretende), estacionamento subterrâneo, a Escola das Ciências do Mar, aumento do parque das Abadias, campo de golfe, um aeródromo. Não há desígnios para a Figueira da Foz, há sim um desígnio meramente pessoal, sem ligação ao concelho.
Vai haver mais estabilidade governativa? Não acreditamos, porque a fonte da instabilidade não está no número de vereadores, mas sim nas características pessoais e na instrumentalização da Figueira da Foz para outros fins, como tem declaradamente afirmado o Dr. Pedro Santana Lopes.
O Partido Socialista continuará a fazer uma oposição construtiva a este executivo, numa postura serena, de diálogo e escrutínio político e técnico, com responsabilidade, com rigor aos assuntos da Câmara Municipal e na gestão dos dinheiros públicos."
Figueira da Foz, 5 de junho de 2023
O Secretariado da Concelhia do Partido Socialista

Sem comentários: