segunda-feira, 5 de junho de 2023

O desafio do "maior jogador" político da Figueira nos últimos cerca de 20 anos começou hoje

Foto via Município da Figueira da Foz

Foto via Figueira na Hora
“A imaginação contribui para um conhecimento vital e inteiro da vida.” 
A propósito do momento político na Figueira, imaginemos que o PS/Figueira tinha alguém ao nível, nomeadamente, do gabarito político de Ricardo Silva (e tudo o que está acima dele...).
Já imaginaram a crispação que, neste momento, estaria a ser vivida no ambiente político figuerinhas, com a campanha de intoxicação e guerrilha política provocada, a partir de catatumbas nojentas e mal cheirosas, por esse tal imaginário Ricardo Silva do PS/Figueira?
Já imaginaram o esterco que "os cocós histéricos do BE local" já tinham espalhado pelo facebook? Já imaginaram os comunicados do BE e do PS que já tinham vindo a lume? 

Se quiserem imaginem, mas imaginem vocês que eu não estou para aí virado.
Eu estou noutra. Imagino outra coisa: um PS/Figueira, a quem Ricardo Silva (e tudo o que está acima dele...), comeu "as papas na cabeça" e geriu politicamente como quis no último ano e meio, sem "unhas" para aproveitar esta oportunidade para se começar a regenerar.
E isto é facílimo de explicar: "quem não tem unhas não toca guitarra".

Voltemos à realidade.
Tal como já fiz anteriormente e, ao contrário do que o Ricardo pensa, não estou a ser irónico: parabéns Ricardo. És o maior jogador político da Figueira (atenção, porém: não escrevi na Figueira). Ao trabalho Ricardo. És um Mestre.
Conseguir colocar ao teu serviço - e, por arrastamento, do PSD -  alguns comunistas figueirenses (nomeadamente, daqueles que gostam de fazer desenhos cá no sítio, amantes de festa e de sardinha - e por aí adiante...), bloquistas queques e bimbos, inúmeros socialistas (mesmo ao mais alto nível local...), parte do PSD/Figueira e alguns e algumas  figuras à paisana, inchadas e "ingénuas", jornalistas, etc. - merece uma vénia de reconhecimento, pois não é para qualquer um.
Foi obra.

A Figueira viveu sempre de aparências. Como tal, recompensa com mais assiduidade e facilidade as aparências do mérito do que o próprio mérito.
No fundo, como diz o "nosso" presidente, "é a vida".  
No caminho, aconteceram "coisas e mais coisas" que  soubeste ultrapassar. 
Não foi fácil o percurso percorrido. Porém, o pior (ou melhor) está para vir.
As coisas, a partir de hoje, mudaram: já não estás na sombra a manipular os títeres e a gozar na bancada o desenrolar do "jogo político" controlado por ti (...e, claro por tudo o que está acima de ti)
Agora, meu caro Ricardo, vai ser a doer: estás no "centro do olho do furacão".
Tal como já fiz anteriormente e não estou a ser irónico: parabéns.
E ao trabalho Ricardo. Ao trabalho.
E não te esqueças de continuar a treinar o teu excelente jogo de cintura.
Contudo, não te deslumbres. Este, vai ser o maior desafio político da tua vida.
E a vida, nem a política, vai acabar em 2026.

Já que pela imaginação não vamos lá, fiquemos com a realidade. 
E, na Figueira, a realidade em Junho de 2023, é que se não podemos considerar o que temos um regime de partido único, a verdade é que vivemos numa realidade sem alternativas.

Sem comentários: