sábado, 24 de junho de 2023

São apenas mil e trezentos metros de uma das estradas mais frequentadas pelos figueirenses e por quem nos visita...

Citação de uma postagem do BUARCOS blog, datada de DOMINGO, 11 DE AGOSTO DE 2019.

Os critérios misteriosos do (des)governo da autarquia.

"O Abrigo da Montanha é um ex-libris da Figueira da Foz. Também o é a serra da Boa Viagem no seu conjunto. É a C.M.F.F. que o diz, e eu não discordo.
Para aceder ao Abrigo, e a um dos melhores miradouros que conheço (e conheço mundo), a estrada "natural" é a que vai do Teimoso para cima.
O primeiro troço, que faz parte da estrada n109-8, vai do dito restaurante, até ao triângulo da antiga casa do guarda florestal. Foi "ajeitada", penso, por volta de 2016.
Dai até ao largo do Abrigo, a estrada é designada apenas por estrada florestal, sem número, tanto quanto penso saber.
Esta não foi alvo de qualquer reabilitação em 2016, porquanto a autarquia, respondendo directamente a uma interpelação minha, entendeu que a mesma se encontrava em bom estado, o que só demonstra que não saem dos gabinetes, ou que são legalmente cegos.
Assim, mantém-se num estado de degradação vergonhoso desde há muito, com buracos na totalidade dos seus 1,3 kms.
Qual o preço de asfaltar aquele bocado? Metade dum apoio ao Carnaval, 2 Anselmo Ralph, 1 Findagrim ou uns 30.000 aérios. É muito dinheiro? Claro. E justifica-se? Se é um acesso ao que de melhor a Figueira tem para oferecer, obviamente que sim, e não duvido que qualquer Figueirense que goste desta terra, concordará.
O que descrevo é factual, e se alguém encontra incorrecções, faça-me o obséquio de me corrigir.
Se em 2016 não houve vontade nem visão para colocar aquela estrada no estado que a mesma merece, em 2019 a mesma C.M.F.F. teve o rasgo de génio e golpe de asa para mandar asfaltar um troço de 1,3 kms, na orla da malha urbana, no qual a maior parte dos Figueirenses nunca circularam, e uma maioria não conhece sequer. Onde? Antigo traçado da N 109, Chã -> Ferrugenta.
Exagerando nos números, direi que de há muitos anos que o trânsito naquele troço não ultrapassa uma ou duas dezenas de carros por dia, e os fogos habitacionais que serve directamente, não irá além de outra dezena em número.
No entanto, tem uma camada de asfalto "tapete" de vários centímetros, com arranjo de algumas bermas em calha de cimento. Tenho a certeza que vou conseguir saber qual o preço da obra. O que nunca irei saber, é o que é que estes governantes fumam, sendo certo é uma cena da pesada que lhes tolhe em absoluto a competência.
Entretanto, vamos esburacando serra acima e serra abaixo ( e em tantas ruas da cidade ), sendo um dado adquirido que pela mão do vice tornado presidente e putativo candidato, só teremos muito fumo e pouca gravitas para com os seus conterrâneos."
Fim de citação.

O tempo foi passando. Entretanto, 4 anos depois o estado de degradação, com buracos na totalidade dos seus 1,3 kms, tem-se vindo a agravar.
Certamente que esta situação não é desconhecida do actual executivo municipal.
Haverá algo a emperrar a resolução deste problema que é do desconhecimento dos figueirenses?
As fotos do actual estado de degradação daqueles 1 300 metros de estrada, numa das zonas mais frequentadas por quem nos visita, falam por si.

Para ver melhor as fotos, clicar nas imagens.

1 comentário:

CeterisParibus disse...

Obrigado Agostinho. O teu megafone cívico chega a mais mundo do que o meu. É de facto vergonhoso para mim e para qualquer Figueirense que se preze. Deveria envergonhar ainda mais os responsáveis, passados ( que nada fizeram ) e presentes ( que lá estão desde 2021 e também nada fizeram ).
Se há de facto algum impedimento legal ( orçamental não há de certeza, porque têm espetado asfalto em muitos sítios que até nem precisavam dele de forma urgente ), expliquem-se e evitem o asco do povinho. Se é apenas porque não cabe nas prioridades ou apenas porque se estão a cagar, tenham colhões e afirmem-no. Continuar com aquela estrada ( e miradouros ) naquele estado, é que não. Não mesmo, quando para tanta porcaria que só beneficia uns quantos, há sempre uma verba que se consegue desencantar.