quinta-feira, 14 de maio de 2020

Porque é que o Swell não ficou no Cabedelo? Não teria sido possível, por exemplo, aproveitar o antigo restaurante para um biblioteca de praia?

À esquerda a Biblioteca da Praia da Tocha. À direita o Swell a ser colocado num transporte que custou 24.585,00 € pagos por todos nós...
Será que a freguesia de S. Pedro não tem presidente de junta?

A praia da Tocha, no Concelho de Cantanhede, situa-se na região Gândara... A sua areia fina, as suas dunas extensas, os seus pinhais próximos, são trunfos importantes desta praia. Como ficou registado numa postagem OUTRA MARGEM de 9 de Agosto de 2006, a Praia da Tocha tem uma particularidade: uma Biblioteca em pleno areal. E nas estantes do interior da construção de madeira, onde está instalada a Biblioteca, existe um significativo acervo bibliográfico constituído sobretudo por obras de ficção e várias colecções de literatura infantil e juvenil, que podem ser requisitadas pelo prazo máximo de 15 dias.
A Biblioteca de Praia, na Praia da Tocha, unidade móvel que, em anos anteriores registou, não só elevados níveis de afluência como, igualmente, um assinalável êxito na promoção de iniciativas culturais, foi criada especificamente para funcionar como extensão da Biblioteca Municipal de Cantanhede no fomento da leitura e no desenvolvimento da sua acção cultural durante o período de Verão. Esta Biblioteca possui diversas valências, designadamente serviço de leitura, consulta de jornais, internet, ludoteca e audiovisuais, promovendo simultaneamente actividades lúdicas especialmente orientadas para crianças e jovens. Para consulta no local, estão disponíveis jornais diários e diversas revistas periódicas, bem como equipamentos áudio e vídeo e um computador com ligação à internet, cuja utilização, limitada a períodos de trinta minutos, está sujeita a marcação prévia.
Para funcionamento do serviço de leitura, foi criada no exterior uma esplanada com cadeiras e mesas que permitem a acomodação de 20 pessoas sentadas à sombra, espaço que serve também para os técnicos da Biblioteca Municipal de Cantanhede, destacados para o efeito, dinamizarem regularmente jogos e ateliês de expressão plástica apropriados para crianças de diferentes níveis etários.
O objectivo é oferecer a quem frequenta a Praia da Tocha o contacto diário com os meios de comunicação e disponibilizar produtos culturais em diferentes tipos de suporte que permitam tirar o melhor proveito possível do tempo de lazer.
No passado dia 12 a Figueira tomou conhecimento da «estória» do Swell Café (resumida em 62 mil + 20 mil + cerca de 30 mil euros desperdiçados por falta de planeamento)...
A Câmara da Figueira da Foz deslocalizou um restaurante pré-fabricado do Cabedelo para o parque municipal de campismo, na margem norte da cidade. O imóvel foi adquirido no âmbito das obras de requalificação daquela zona de praia da Freguesia de São Pedro, tendo sido avaliado em 62 mil euros. A autarquia pagou ainda cerca 20 mil euros ao concessionário, como indeminização compensatória pelo fim da actividade.
Os custos associados à mudança do imóvel, instalação no parque de campismo e reconversão em bangalô, pronto a funcionar, ascendem a cerca de 30 mil euros. O transporte foi feito numa viatura especial, que atravessou as duas pontes sobre a foz do Mondego. “Foi colocada a hipótese de se vender a estrutura para poder continuar no Cabedelo, mas o valor que ofereceram estava muito abaixo da avaliação”, esclareceu o presidente da autarquia, Carlos Monteiro, ao DIÁRIO AS BEIRAS.
Será que na freguesia de S. Pedro, mesmo no Cabedelo, este restaurante não teria utilidade? Por exemplo, não poderia ser transformado numa Biblioteca de Praia, tal como a Praia da Tocha tem já há longos anos, em vez de o terem levado para o Parque de Campismo, para servir de bangalô, evitando-se assim o gasto de 30 mil euros?

Sem comentários: