segunda-feira, 18 de maio de 2020

O sistema

Via Diário as Beiras
"O programa de emergência alimentar Figueira Vale Mais prolonga-se até ao final de dezembro. Tendo uma duração inicial de três meses, podendo ser renovado trimestralmente, a autarquia anunciou que vai continuar até ao fim do ano, com a possibilidade de ser renovado pelo tempo que considere necessário. 
Cada elemento do agregado familiar tem direito a vales de 10 euros, até um máximo de 50 euros por mês, para compra de bens essenciais (alimentos, produtos de higiene e limpeza) no comércio tradicional (mercearias, talhos, peixarias), em qualquer parte do concelho. 
A candidatura pode ser feita através de um formulário – disponível na página do município (www.cm-fi gfoz.pt), que terá de ser enviado para o email servico.social@ cm-figfoz.pt - ou pelo telefone 233 403 300."

Sem muitos darem conta, estamos a retornar acelaradamente aos tempos da caridadezinha hipócrita da consciência tranquila, que quem viveu antes do 25 de Abril de 1974 em terras onde a miséria  campeava,  bem se recorda.
A Figueira está entregue a um conjunto de pessoas que representam o mesmo de sempre. Se o PS é liderado por gente com uma agenda claramente de destruição de tudo o que diga respeito a solidariedade com o próximo, o PSD, não tem alternativa para apresentar.
A Figueira vive há mais de 40 anos sob o manto do bloco central, PS e PSD, os dois partidos que passaram pelo poder executivo. Os figueirenses assim votaram ao longo de décadas. E, ao votarem assim, decidiram que assim acontecesse.
Não sei se o problema é o sistema político se são as pessoas que votam e, sobretudo, as que não votam.
Na Figueira, uma coisa já deu para ver - os últimos 40 anos deram para ver muita coisa. Este sistema, dos mesmos para os mesmos, que apenas serve para servir a clientela de sempre, está esgotado.

Sem comentários: