segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Ainda o naufrágio do "Olívia Ribau", o "silêncio" de João Portugal e a reunião convocada pela Câmara...

Citado do Figueira na Hora.
“Sou Presidente da Concelhia do Partido Socialista da Figueira da Foz e tenho bem clara a noção do que isso representa, o sentido de responsabilidade e a notoriedade que qualquer intervenção minha tem na comunidade local, até pela sua divulgação nos órgãos de comunicação social local e regional.
Tenho também o privilégio de só ter comigo na equipa de liderança do Partido Socialista da Figueira da Foz pessoas de elevada educação, respeito e valores.
No passado dia 6 do corrente mês de Outubro a Figueira da Foz ficou de Luto. Ao final daquele dia negro para a nossa comunidade piscatória, mas também para todo o concelho e Portugal, o arrastão Olívia Ribau levava consigo cinco vidas.
Perante esta tragédia estive sempre em contacto com as entidades no terreno e sempre estive a par da evolução dos acontecimentos.
Tanto eu como elementos da minha equipa acompanhámos com dor esta tragédia.
Enquanto eu conduzir os destinos do Partido Socialista na Figueira da Foz, nunca este utilizará uma tragédia, e esta com perda de vidas, para fazer política ou como oportunidade para o meu nome aparecer nos jornais.
Assim, entendeu o Partido Socialista que a forma de demonstrar aos familiares enlutados a sua verdadeira consternação era o silêncio. Felizmente somos assim, gente com princípios e respeitadora, que entendemos até onde pode ir a política.
Outros entenderam fazer política, não respeitando o luto e a memória dos que nos deixaram mas que permanecerão para sempre presentes e recordados como Homens de Luta pela vida, pelos seus.
Deixo aqui uma profunda admiração pelo Agente da Policia Marítima Carlos Santos que, com a sua coragem e determinação, resgatou dois sobreviventes desta tragédia.
Igualmente Aos Bombeiros Municipais e Voluntários, às Equipas do INEM e a todos os demais envolvidos nas operações neste triste acidente, a minha gratidão.
Sei que para os familiares das vitimas não há palavras suficientes, não há palavras que os confortem mas expresso as minhas Muito Sentidas Condolências.
João Portugal
Presidente da Concelhia do PS – Figueira da Foz”

O silêncio pode ser bom. Contudo, o silêncio pode ser mau. 
A última fronteira da liberdade é o silêncio
Mas, as palavras, mesmo quando as palavras se tornam leves, são importantes. 
Sei que há a fúria dos silêncios e a doçura das ausências.
No momento em que estou a escrever, estou a ver o mar. 
Toldado por nuvens ameaçadoras de chuva. 
O que apetece, quando morrem pessoas, é o silêncio. 
Mas, Eugénio de Andrade libertou as palavras das grilhetas que as prendiam, deixou que elas dissessem tudo o que entendessem, disse-nos, pacientemente, que as palavras não se querem aprisionadas pelo silêncio. 
Foi o que fez agora João Portugal: quebrou o silêncio. 
A morte de pessoas, nas circunstâncias em que tal aconteceu no passado dia 6 de Outubro na Figueira da Foz,  é um assunto de Estado. Haja decência.
Deixe que lhe diga a minha opinião: o Senhor Presidente da Concelhia do PS não deveria ter ficado a assistir "em silêncio" ao que foi acontecendo - e que teve uma gravidade extrema - durante 13 dias. 
O assunto é demasiado sério. Muito mais sério do que o levou a quebrar, agora, o silêncio.

Por maioria de razão todos devemos seguir, com muita atenção, o que vai acontecer nos próximos dias sobre este naufrágio da embarcação «Olívia Ribau», à entrada da barra da Figueira da Foz.
Sabemos já que, no seguimento e tendo presente as críticas sobre o modelo de socorro às vítimas, o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, convocou uma reunião de trabalho para o próximo dia 21 (quarta-feira) pelas 17h00 nos Paços do Município, com as seguintes entidades:
1. Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Administrações Portuárias;
2. Associação Sócio Profissional da Polícia Marítima;
3. Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar;
4. Cooperativa de Produtores de Pesca - Centro Litoral OP;
5. Anopcerco;
6. OP Centro.
"O objectivo desta reunião é ouvir os representantes dos pescadores, dos armadores, do pessoal do ISN e da Polícia Marítima tendo em vista o apuramento da situação nacional relativa ao salvamento marítimo”, explicou fonte camarária, segundo pode ser lido também no Figueira na Hora.

É ainda pelo mesmo site, O Figueira na Hora, que fiquei a saber por um comentário assinado por Carlos Silva, que "faz precisamente dois anos que a FIGPESCA - ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES E ARMADORES DO CENTRO LITORAL, convocou para uma reunião de trabalho, todas as instituições com responsabilidade diretas ou indiretas na gestão da barra da Figueira da Foz. Para que não restem dúvidas transcrevo a missiva que foi enviada a 6/11/2013. EXMOS SENHORES, A FIGPESCA - Associação de Pescadores e Armadores do Centro Litoral, representa cerca de 50 embarcações a operar, 30 das quais no porto da Figueira da Foz. Na sequência dos últimos acontecimentos, o naufrágio da embarcação "Jesus dos Navegantes", os nossos associados reportaram um conjunto de preocupações e reclamações sobre o estado da barra da Figueira da Foz após as obras de melhoramento, mas também em relação à própria operacionalização da mesma e dos meios de socorro. Assim sendo, gostaria de convidar V/. Ex. para uma reunião de trabalho a ser realizada no dia 20 de Novembro de 2013, Pelas 9.00h da manha nas instalações da DOCAPESCA da Figueira da Foz, com a seguinte ordem de trabalhos: 1. Meios de socorro na barra da Figueira da Foz; 2. Condições de navegabilidade da barra da Figueira da Foz; 3. Meios de salvamento a bordo das embarcações - Formação e Sensibilização; Solicitamos a vossa presença e confirmação da mesma, sendo que, aproveitamos para informar que esta missiva foi enviada para as seguintes entidades: 1. Administração do Porto da Figueira da Foz; 2. Organização de Produtores Centro Litoral; 3. Associação pro Maior Segurança dos Homens do Mar; 4. For-Mar; 5. Câmara Municipal da Figueira da Foz; 6. Capitania do Porto da Figueira da Foz; 7. Docapesca Portos e lotas Contamos com a vossa presença e desde já agradecemos o tempo despendido. Com os melhores cumprimentos, Em, 06/11/2013 Igor Branco (Presidente da FIGPESCA)".
Como se comprovou tristemente no passado dia 6, "passaram-se dois anos e nada foi feito".
E mais não comento, pois quem não anda a fazer política com a desgraça dos outros seguramente sou eu.

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito Bem!!! O PS entregue a alguém que se veste a puto fedelho da juventude centrista e que se esconde no manto do silêncio para disfarçar a incompetência e inabilidade para trabalhar... o flop da Assembleia da Republica aterra no burgo.

Carla Santos disse...

Aprecio o conjunto camisa / gravata.
Prova de "bom gosto" !

A Arte de Furtar disse...

Aprecio o comentário da Dª Carla Santos.
Os olhos femininos reparam sempre em mais coisas.
Já agora o relógio também tem grande estilo.
"Catita", como diríamos no meu (passado) tempo.