sábado, 17 de outubro de 2015

"Que país de merda"! (II)

foto sacada daqui
Pelo menos um dos cinco pescadores que morreram no polémico naufrágio da Figueira da Foz poderia ter sido salvo. O Sexta às 9 sabe que as Finanças terão vetado o alargamento do horário do socorro que, neste caso, se revelou fatal.

O pescador esteve no casco do navio a agonizar e a pedir desesperadamente por ajuda. A ajuda, essa, só chegou duas horas mais tarde e foi prestada por um militar da Polícia Marítima que usou uma mota de água. A lancha do Instituto de Socorros a Naúfragos nem saiu do porto, uma vez que os serviços do instituto fecham às 18 horas e o acidente aconteceu pouco depois das 19 horas. Nos últimos dois anos, só na barra da Figueira da Foz, morreram 11 pessoas em três naufrágios em tudo semelhantes.

Em tempo. 
João Traveira, pouco tempo depois do acidente escreveu isto que, passados todos estes dias, continua a arrepiar-me.
"Não consigo por palavras dizer tudo o que sinto depois de mais um barco ir ao fundo, do salva vidas não ter ido lá buscar as balsas porque está avariado, ver o chapas sozinho sem luz a ir socorrer as pessoas no mar de noite. Os nossos políticos e decisores não fazem ideia de nada e a ignorância nestes cargos é crime. Que pais de merda!"
Desculpem lá, mas se isto não é um país de merda, alguém por favor me explique o que é um país de merda?..
Uma palavra final para este oportuno e profissional trabalho jornalístico da equipa do Sexta às 9.
Sublinhe-se, por ser verdade, que a comunicação social em Portugal ainda é servida por muitos profissionais competentes e responsáveis. 
Porém, como em todas as profissões, há de tudo
Até há quem de forma despropositada e gratuita se preste a desnecessárias e infelizes figuras desproporcionadas ao momento que se estava a viver e à situação ..
Platão nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C.. 
No entretanto, viveu. 
Até porque, na altura, não havia assim mais nada para fazer.
Por exemplo, não podia ficar só em casa, deitado no sofá a ver um José Carlos Malato, um Fernando Mendes, um João Baião ou até um Manuel Luís Goucha.
Nesse tempo, havia mais vida para além da imagem...

Sem comentários: