sexta-feira, 20 de março de 2015

Deixemo-nos de merdas...

Depois de ter visto o CV deste personagem, sou de opinião que a haver uma lista de contribuintes VIP - se não há, devia haver - nela deveriam estar inscritos todos os nomes de titulares de cargos políticos, sem excepção.

Em tempo.
Mais: devia ser aberta, sem filtros, como forma de transparência, responsabilidade e credibilidade.

“António Vitorino a caminho da EDP”...


Quem não fosse radical aos 20, não poderia ser democrata  chinês aos 50...  

Partidos não controlam contas de estruturas locais?..

Ontem, como poderemos ver clicando aqui, citando o jornal AS BEIRAS, demos conta que a Comissão Política Concelhia do PSD enviou facturas no valor de cerca de quatro mil euros para o Conselho de Jurisdição do partido, por não ter dinheiro para as liquidar. Por sua vez, os credores preparam-se para exigir o pagamento pela via litigiosa. As dívidas foram assumidas durante os mandatos de Lídio Lopes e referem-se a material de campanha das eleições intercalares para a Junta de Freguesia de Quiaios, realizadas em 2010.
Num país em que a desconfiança com as contas partidárias é mais do que muita, tudo isto confirma o que é dito nos bastidores das campanhas: “os partidos não conseguem fazer o controlo das suas estruturas internas”.
Mais grave ainda: alguém acredita que uma auditoria pode dizer que as contas estão bem, se o próprio partido não consegue explicar o que esta ou aquela estrutura gastaram, como este caso no PSD/Figueira comprova.
Dando o benefício da dúvida, até queremos acreditar que os partidos têm feito um esforço, embora não “totalmente conseguido”
O problema, pelos vistos, tem de passar pela responsabilidade dos mandatários locais, os quais se têm de recusar, a bem da transparência, a assumir as engenharias financeiras correctoras feitas e que lhes podem custar pena de prisão.
Hoje em dia, qualquer um de nós, por mera curiosidade, pode ir ver as contas das diversas campanhas, pois elas estão online a partir de 2005.
Foi o que eu fiz – neste caso fui aqui e verifiquei que tudo, aparentemente, está na mais perfeita ordem!..

Está lá tudo: o total das despesas e o total dos rendimentos, quem contribuiu para a obtenção das receitas e o saldo final (€ 0).
Ou isto é real e sério... 
Ou então, toda esta história de apresentação de contas pelos partidos ao Tribunal Constitucional, não passa de uma farsa para cumprir calendário...
O que, a ser verdadeiro, seria lastimável...

 Ostentação do BCE: 1,3 mil milhões de euros na construção de "um símbolo do capitalismo"!..

"Cento e vinte mil metros quadrados de terrenos, 4.500 toneladas de aço, 3.500 portas e torre dupla de escritórios com 185 metros de altura formam o novo quartel-general do Banco Central Europeu. Um investimento de 1,3 mil milhões de euros num «símbolo do capitalismo» que levou milhares de pessoas a manifestarem-se em dia de inauguração."
Gastar 1,3 mil milhões de euros na construção da nova sede é uma ofensa aos milhões de pobres que as instituições europeias criaram com as suas desumanas medidas de austeridade.
Contas por alto, aquele dinheiro dava para pagar os salários dos funcionários públicos portugueses durante mais de um século!..