Depois de ler a crónica de hoje do vereador Miguel Almeida no jornal AS BEIRAS, "Um mortal imortal", especialmente a parte final (Devemos reconhecer que do
grande público o seu nome
estava mais associado a um
caso raro de longevidade, do
que o conhecimento da sua
obra.
No fundo, não estando
constante e detalhadamente
a par do seu estado de
saúde, talvez julgássemos
que esta passagem de Manoel
de Oliveira pelo mundo
ainda demoraria a terminar.
Partiu um dia depois de
sabermos que aceitou ser
padrinho da segunda edição
do Figueira Film Art, o novo
festival de cinema figueirense.
Uma coincidência triste.
Porém, a homenagem ao
Mestre será digna e a Figueira
saberá honrar a memória
de um homem que amou a
vida como poucos.) ficou ainda mais claro que há mais uma diferença entre o Super-Homem e o vereador Tavares.
Só um, quando morrer, pode esperar que os jornais figueirenses, ao referirem-se ao acontecimento, façam referência ao desaparecimento de um oportuno político e "intelectual figueirense".
O senhor António tinha uma mais valia: a hiper audição.
Uma condição consequente, julgava ele, de todo o processo que o levou a tornar-se um dos homens mais importantes da terra onde morava...
António Agostinho, o autor deste blogue, em Abril de 1974 tinha 20 anos. Em Portugal havia guerra nas colónias, fome, bairros de lata, analfabetismo, pessoas descalças nas ruas, censura prévia na imprensa, nos livros, no teatro, no cinema, na música, presos políticos, tribunais plenários, direito de voto limitado. Havia medo. O ambiente na Cova e a Gala era bisonho, cinzento, deprimido e triste. Quase todas as mulheres vestiam de preto. O preto era a cor das suas vidas. Ilustração: Pedro Cruz
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1 comentário:
Texto profundo de reflexão e conhecimento da obra do autor, que bem podia ter o título de "O lugar da cultura em debate".
Vamos reflectir na narrativa...
Aliás, bem na sequência do pensamento de Assunção Esteves: Manoel de Oliveira é a 'memória da nossa transcendência'
cito do jornal SOL 02/04/2015
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