sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Revisitando 2009

Internacional
Cimeira de Copenhaga: o Mundo ficou a saber que, nem mesmo a boa vontade de Barack Obama (Nobel da Paz!..), chega para conseguir gerar os necessários consensos, para que seja real a elaboração de um documento que obrigue todos os países a reduzirem as suas emissões de CO2.
Os perigos do aquecimento global são bem reais. Todavia, a estratégia de alguns países, foi optar por desacreditar os cientistas e credibilizar o palavreado de meia dúzia de criminosos preocupados com a recuperação económica dos seus países, mesmo que isso comprometa a vida das futuras gerações no nosso planeta.
Ficou bem patente na Cimeira de Copenhaga, o poder que as chamadas economias emergentes, sobretudo Índia e China, já detém. Ao invés, ficou também claro, o cada vez menor poder de decisão dos países da UE.

Portugal
A falta de eficácia do Sistema Judicial: Portugal, é um país onde os julgamentos são feitos em praça pública. Em tribunal, porém, são escassos, para não dizer quase inexistentes, os exemplos de "tubarões" julgados e condenados.
A violação constante do segredo de Justiça contribui em muito para o actual descrédito do sistema. Depois, temos o problema da relação próxima entre Justiça, agentes económicos, futebol e classe política, para além, claro, do problema dos advogados que legislam na Assembleia da República, beneficiando os seus escritórios…
_______
.
.
.

Figueira
A mudança de presidente da câmara: goste-se ou não, a verdade é que, João Ataíde das Neves, não pelo que já fez enquanto Presidente da Câmara (ainda não fez nada de especial), mas, sim, porque contribuiu para apear da autarquia o apodrecido PSD figueirense, o que gerou expectativas de mudança de rumo na politica local, foi a novidade do ano que acabou de findar.
2010, será um ano muito difícil para o juiz e para o seu executivo minoritário. A situação financeira da autarquia figueirense é caótica – mas, isso, todos já o sabíamos.
Nos próximos três anos vamos ver o que João Ataíde das Neves vai conseguir fazer pela Figueira. Mas, 2010, vai ser já muito importante.

Cova-Gala
O nome da nova vila: citando o Livro "Terras do Mar Sagado" do Capitão João Mano - “a 15 de Julho de 1793, o padre cura, Pedro Tomé da Costa regista o baptismo de Luís, filho de Manuel Pereira e Maria dos Santos como nascido na Cova e, assim, oficializa a existência do povoado.”
Agora, fazendo tábua rasa do património natural e histórico dos descendentes dos ilhavenses – os verdadeiros fundadores da Cova, primeiro, e, cerca de 40 depois, da Gala - uma elite político-administrativa quer impor a "verdade absoluta Vila de São Pedro", uma criação oportunista de políticos, de fora e de dentro da Cova-Gala.
Cova-Gala, pelos vistos, para quem, ultrapassando tudo – mesmo os fundamentos que podem elevar uma aldeia ou um povoado a vila, jamais uma freguesia - é um nome largo demais e não fica bem.
Também nesta matéria, 2010 vai ser um ano importante.

Sem comentários: