terça-feira, 7 de abril de 2020

Uma postagem de Samuel Quedas

CUBA - QUE POUCA VERGONHA‼️

"Altas horas da noite, em mais uma rápida viagem pelos vário canais de televisão disponíveis, lembrei-me de dar um salto ao canal do “regime de Havana”, pois costumam divulgar alguma música a meu gosto.
Eis senão quando, numa rubrica sobre cultura que me deixou esperançado… aparece um figurão, um responsável do sector da Cultura que, sem mais nem menos e mais palavra, menos palavra, anunciou:

“Estamos a finalizar as listagens de todos os artistas cubanos, para que nesta fase em que fechámos as salas de espectáculos, de todos os tipos… e foi cancelada toda a actividade cultural ao vivo, tendo sido dada indicação a todos os artistas para permanecerem nas suas casas… já a partir do início de Maio, esses trabalhadores tenham, garantidos pelo Estado, os seus vencimentos.
O plano é para todos, seja qual for género a que se dedicam… já que o músico que, em casa, vai continuar a praticar o seu instrumento… está a trabalhar.
A actriz que, em casa, vai continuar a estudar o texto que estava a ensaiar… está a trabalhar.
Assim como o maestro, ou o dramaturgo, ou a bailarina, ou coreógrafa…”

E, como se isto não bastasse, ainda acrescentou, descaradamente:

“Claro que esta medida é destinada aos artistas que trabalham em projectos que dependem directamente do Orçamento do Estado… mas incluirá igualmente todos os artistas que optaram pela via independente, comercial. Não permitiremos que os nossos artistas fiquem desamparados.”
Parece não haver limites para o falta de vergonha da “ditadura cubana”!
.
ADENDA: É tal qual como cá… em que eu e tantos outros como eu, sentimos a calorosa atenção solidária tanto do Governo, como dos partidos, todos… atenção solidária que, no meu caso, saberei retribuir a seu tempo."

Sem comentários: