domingo, 19 de abril de 2020

Um Amigo destes merecia outra Figueira...

A propósito da postagem que a foto mostra - que pode ser lida, clicando aqui - recebi de um leitor deste espaço, o seguinte texto:

Agostinho:

"Sinto-me em paz e descansado porque "os figueirenses são pessoas bem-comportadas!" e, sobretudo, "o povo lusitano é obediente". Só falta dizer/escrever que é "atento e venerando" ... "a bem da nação"! ... mas "na Figueira, temos a sorte de ter uma cidade muita ampla ... cumprindo as indicações da DGS". Esta sigla diz-me qualquer coisa dos tempos de antanho!!! ... e aí de quem não cumprir "as indicações da DGS" ... está obviamente quilhado (aqui contive-me porque não quero ferir susceptibilidades ... e trauteio uma canção que, por exemplo, pode ser mesmo do Jorge Palma, aquela que diz "aí Portugal Portugal ninguém te leva a mal ... tens um pé no fundo do mar e ... etc etc".)

Fiquei a saber que se "podem fazer as compras tranquilamente no nosso Mercado Municipal" que "tem luvas disponíveis para os clientes". Alto lá e pára o baile! ...então o mercado é "nosso" e eu sou cliente! Algo não bate certo! Tenho que ir de luvas? e porque não de gorro e galochas e, já agora, de escafandro?!!! ...

Por favor, esclarece-me se posso um destes dias voltar à terra onde nasci (hesitei em escrever "terra natal") e encontrar "o nível de civismo, de solidariedade e de amor ao próximo" ... porque senão prefiro continuar exilado!

Um abraço deste que se assina, simplesmente ...
Eu"

Meu caro:
Muitos figueirenses - alguns dos que cá estão e outros que estando fora desejam regressar -  mereciam outra Figueira.
Claro que mereciam.
Mas, é esta que temos
- e é esta que temos de continuar a tentar mudar.
Com tranquilidade. E com serenidade - mas, talvez, sem toda a serenidade...

Gostava de te esclarecer se podes ou não voltar à terra onde nasceste. Se não fores muito exigente, vem. Se continuares a ter o grau de exigência que te reconheço, fica onde estás. Isto por aqui, não vai bem - e não é só por casua do COVID19 - e não deve ter melhoras nos próximos anos.
Um abraço deste teu amigo de longa data...
Agostinho

Sem comentários: