terça-feira, 21 de abril de 2020

Acesso à educação, computadores, tablets, hotspots e reforço de cobertura de rede 4G......

Hoje no Diário as Beiras:
"O presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, enviou ontem um ofício à ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações a solicitar a verificação da qualidade do serviço de internet no concelho. Segundo a autarquia, Vila Nova, Lamas, Semide e as aldeias mais afastadas da freguesia sede do concelho foram os locais indicados na missiva. De acordo com o autarca, “as deficiências de cobertura da internet têm vindo a agravar-se”, colocando mesmo em risco o acesso à escola por meios digitais ou teletrabalho. 
“Na grande maioria destas aldeias, não é sequer possível ter mais do que um computador ligado à internet em simultâneo”, refere Miguel Baptista."

"A Câmara Municipal de Mira vai investir mais de 25 mil euros na compra de 160 equipamentos informáticos e 75 acessos à internet para alunos carenciados, abrangidos pelo novo regime de ensino a distância, foi ontem anunciado em comunicado. São mais de 200 os alunos que vão beneficiar destes novos tablets, computadores e meios de acesso à Internet, a que se junta material disponível no Agrupamento de Escolas de Mira, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida. "

"Os alunos do concelho de Condeixa-aNova mais desfavorecidos economicamente vão ter acesso à Internet disponibilizado pela autarquia para ensino à distância e, até ao momento, já foram solicitados 60 acessos, afirmou ontem a vereadora da Educação Liliana Pimentel em comunicado. Este apoio é paralelo à cedência de 80 tablets que a autarquia está a realizar junto destes estudantes carenciados, para que possam acompanhar as metodologias de ensino à distância que estão a ser implementadas pelos professores. O empréstimo dirige-se aos alunos em situação de exclusão digital que de outra forma teriam dificuldade em seguir as actividades. "

Na Figueira. Via Diário de Coimbra:

"O vereador do PSD apresentou ontem em reunião de câmara (efectuada por vídeo-conferência), uma proposta para que o município, de acordo com levantamento feito pelos agrupamentos de escolas «e de critérios rigorosos dos alunos que necessitam de apoio», adquira «computadores, tablets e hotspots», para apoiar «os alunos e as famílias mais vulneráveis», assegurando, frisou Ricardo Silva, «igualdade de oportunidades no acesso à educação». Além disso, a “operadora móvel” que fornece o concelho deverá «colaborar, com reforço da cobertura de Rede 4G»."

Sem comentários: