terça-feira, 21 de abril de 2020

A polémica do 25 de Abril: e o vencedor foi Ferro Rodrigues...

Ao contrário do que anda por aí, a Sessão Solene comemorativa do 25 de Abril, nem sempre se realizou no Palácio de S. Bento. Recorde-se as vezes em que não se realizou naquele local. Foram quatro: em 1983, 1992, 1993 e 2011.
Em 1983, não houve sessão parlamentar por haver eleições legislativas no próprio dia 25 de abril.
Também em 2011 não houve sessão solene no Parlamento devido ao calendário eleitoral: a Assembleia da República tinha sido dissolvida na sequência de demissão do segundo Governo Sócrates; o país estava mergulhado numa crise que tinha levado ao pedido de intervenção da troika. O então Presidente da República decidiu assinalar o aniversário da Revolução no Palácio de Belém e convidou os seus antecessores. Cavaco, Sampaio, Soares e Eanes juntaram-se e discursaram em Belém, numa cerimónia que substituiu a sessão solene no Parlamento.
Já em 1992 e 1993 não houve sessão parlamentar por vontade de Mário Soares, então Presidente da República. Em 1992, as comemorações oficiais do 25 de Abril foram transferidas para a zona de Belém, coincidindo a data com o início da Regata Colombo, uma decisão que causou polémica e que levou a que Soares fosse acusado de desrespeito ao Parlamento.
Entretanto, este ano já se sabe:
 "o professor Cavaco Silva não estará presente na sessão solene comemorativa do 25 de Abril"na Assembleia da República, informou fonte do seu gabinete, não especificando a razão.

Ferro Rodrigues, além de ter conseguido dar a conhecer à generalidade dos portugueses - mesmo aos mais desatentosos... - aquilo que a maioria já tinha esquecido (que quase todos os anos tem existido uma sessão solene no parlamento no 25 de Abril), também contribuiu para a ausência de Cavaco da "casa da democracia".
Pode não ter acontecido da forma mais correcta, mas que Ferro Rodrigues conseguiu levar a água ao seu moinho, disso não tenho a menor dúvida...

Sem comentários: