terça-feira, 19 de setembro de 2017

No dia em que assinala o 135.º aniversário da elevação a Cidade o município figueirense homenageia o Dr. Luís Melo Biscaia

Dia 20, pelas 12 horas...
 – Inauguração do topónimo «Largo Doutor Luís Melo Biscaia», em frente ao antigo escritório de Melo Biscaia e do Café Nau.

Reunir a Liberdade e a Justiça é, talvez, a maior utopia: isso, seria conseguir o encontro fraterno do revolucionário com o revoltado.
O Dr. Luís  Melo Biscaia, foi o Homem em quem consegui ver melhor o que era, na realidade, a ânsia de Liberdade e de Justiça.
Como escreveu Fernando Campos, “era, no sentido literal, um aristocrata. Um homem deferente, elevado, solícito, generoso. E não por formação ou por educação, mas por verdadeira convicção, porque gostava mesmo das pessoas - incluindo das que não pensavam como ele.”
O Dr. Melo Biscaia foi um  Homem tolerante e um verdadeiro democrata.
A coerência do Dr. Melo Biscaia foi, talvez, o que melhor define o seu carácter. Sem nunca tergiversar nas suas tomadas de posição ao longo da vida, foi um verdadeiro democrata de espírito aberto e tolerante. Acreditava nos seus ideais, mas respeitava democraticamente os dos outros.
Nunca abdicou das suas convicções e foi sempre um defensor da unidade da esquerda no combate ao fascismo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os actuais pseudo politicos figueirenses envergonham a estirpe e a memória desta figura impar dos interesses da nossa cidade.

A Arte de Furtar disse...

Só esta (boa) notícia me faria sair do remanso a que regressei.
Homenagear Luís Melo Biscaia é uma atitude nobre e democrática.
Como a “Nau” é o nosso café, há muito anos, fico duplamente agradado. Não esquecemos figueirenses ilustres, democratas e lutadores como Melo Biscaia e Joaquim Namorado.
A terminar, como aqui referi há muitos meses, o Dr João Ataíde reduziu o PS a um utensílio de conquista do poder construindo a lista que desejou. A Figueira vai ficar um “mar de areia”…
E por aqui fico, não incomodando mais as “pessoas” que estavam a ficar saturadas com os meus comentários. Até depois do glorioso 25, continuo a “incomodar”. Que fiquem em paz!
Grato.