O anúncio foi então feito pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, que esteve de visita à Figueira da Foz.
Recorde-se: na
terça-feira, dia 19 de dezembro de 2006, a secretária de Estado dos
Transportes, Ana Paula Vitorino, anunciou a autorização da
adjudicação das empreitadas das obras a executar no porto da
Figueira da Foz, respeitantes ao prolongamento do molhe Norte e do
cais comercial, obras orçadas em 25 milhões de euros.
Nessa visita, que serviu para assinalar a ultrapassagem de um milhão de toneladas, aquele membro do Governo explicou as linhas-força das orientações estratégicas para o sector marítimo-portuário que fundamentam a nova Lei dos Portos, a promulgar no ano seguinte.
De acordo com a nova legislação, os portos de maior capacidade operacional irão ser constituídos em sociedades anónimas, participando na gestão dos chamados secundários, pelo que o da Figueira da Foz irá ficar adstrito ao de Aveiro.
Nessa visita, que serviu para assinalar a ultrapassagem de um milhão de toneladas, aquele membro do Governo explicou as linhas-força das orientações estratégicas para o sector marítimo-portuário que fundamentam a nova Lei dos Portos, a promulgar no ano seguinte.
De acordo com a nova legislação, os portos de maior capacidade operacional irão ser constituídos em sociedades anónimas, participando na gestão dos chamados secundários, pelo que o da Figueira da Foz irá ficar adstrito ao de Aveiro.
Os operadores locais não aplaudiram a decisão.
Estas orientações foram contestadas pelo presidente da Comunidade Portuária, dr. Cardoso dos Reis, que mostrou preocupação “pelo modelo proposto, pois Aveiro é concorrente”.
“Não há lugar para bairrismos”, disse o presidente da câmara municipal da Figueira da Foz, na altura, o falecido eng. Duarte Silva. Estas orientações foram contestadas pelo presidente da Comunidade Portuária, dr. Cardoso dos Reis, que mostrou preocupação “pelo modelo proposto, pois Aveiro é concorrente”.
Miguel Almeida, antigo vereador da situação, hoje vereador Somos Figueira, hoje numa crónica no jornal AS BEIRAS: “Continuo, no entanto, a defender que é preciso haver alguém com assento no conselho de administração do Porto de Aveiro, que administra o da Figueira, e defenda, firme e inequivocamente, os interesses da Figueira da Foz e da região, para que o porto figueirense aumente a sua competitividade e não seja relegado para um plano inferior, em benefício da actividade do porto aveirense.”
Em 2006, depois de ter sido vereador, Miguel Almeida era deputado da bancada PSD na Assembleia da República, eleito por Coimbra!..
Alguém ouviu então a sua voz contra a não inclusão de figueirenses na gestão do porto da Figueira?
O porto da Figueira da Foz saiu em fevereiro de 2009 da alçada directa do Instituto Portuário e de Transportes Marítimos (IPTM).
A partir daí ficou dependente da Administração do Porto de Aveiro (APA).
A passagem de testemunho aconteceu em cerimónia realizada no dia 10 de fevereiro de 2009 e foi presidida pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, membro de um governo PS, presidido pelo eng. Socrates.
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