quinta-feira, 6 de novembro de 2014

"Arte-Xávega" vai ser debatida em Espinho

No próximo dia 8, sábado, no Centro Multimeios de Espinho, vai ter lugar uma sessão dedicada à pesca portuguesa de cerco e alar para terra, a "Arte-Xávega".
Vai ser projectado o documentário "É de Espinho Viva!", do realizador Ricardo Leite, seguindo-se um debate (com vários intervenientes convidados, e aberto ao público) acerca deste tipo de pesca ancestral que é praticada desde há séculos nas areias das praias de Portugal. Um tipo específico de pesca que, para além de, ainda hoje, no presente, estar vivo e constituir uma realidade económica e social significativa, é também, do ponto de vista da História e da Antropologia, um fascinante e único Património Cultural Marítimo português, europeu, e mundial. Um tipo de pesca praticado antigamente pelos "mais pobres dos pobres" e que, actualmente, se encontra em risco, e que, por isso, mais do que nunca, deve ser salvo, e legado ao Futuro.
A comunidade dos pescadores de "Arte-Xávega" de Espinho, e a respectiva Autarquia, representada pela Vereadora Drª. Leonor Fonseca, têm tido ao longo dos últimos anos uma acção muito importante (juntamente com as suas congéneres de Mira, etc.), no combate pela defesa deste tipo de pesca e deste Património Cultural Marítimo em Portugal.
O CEMAR-Centro de Estudos do Mar (Praia de Mira e Figueira da Foz), correspondendo ao convite recebido, vai ter muito gosto em estar presente e participar neste debate que vai ser realizado em Espinho.

Sem comentários: