quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Autárquicas 2021na Figueira: desaparecem os valores de cidadania, para darem lugar aos valores da política à portuguesa...

O editorial de 30 de Agosto passado do Director do Jornal Público, diz muito sobre o estado a que isto chegou.
No mínimo, é uma das emanações mais explícitas de tudo o que está errado no sistema político português. Que não é de hoje e nem de ontem...
Recuemos cerca de 18 anos. "Estamos cá uns para os outros…por isso já sabe! Um abraço!" – José Luís Arnaut, para Valentim Loureiro em 9.12.2003 (escutas telefónicas no Apito Dourado, transcritas pelo Correio da Manhã desse dia já longínquo).
Confrontado com estas declarações, em que Valentim Loureiro lhe pedia um favor junto da CGD, para o amigo comum, Sousa Cintra, em dificuldades financeiras, José Luís Arnaut defendeu-se dizendo que “ficou provado que nada fiz de ilegítimo" e que nunca deu andamento aos pedidos de Valentim Loureiro em relação ao empréstimo da CGD a Sousa Cintra. Diz que respondeu aos telefonemas com cortesia e simpatia.
O sistema sempre teve destas amizades coloridas.
O que é que nos resta a nós, em 2021, cidadãos figueirenses, com ideias diferentes dessa lógica de luta pelo poder político?
Lutar também. Pelas ideias que são válidas. A transparência, a alternância democrática, a correcção de procedimentos, a honestidade e verticalidade nos princípios e outros valores éticos e cívicos.
Não falei sequer da legalidade. Já há muito que existe a certeza que isso é uma ideia feita para inglês ver e que a legalidade para os políticos portugueses é apenas uma arma de arremesso, quando convém.
O descrédito completo dos políticos e da política está patenteado nestas atitudes e as consequências, mais tarde ou mais cedo chegarão. Até para eles.
Não tenhamos ilusões. Em 2021, a Figueira é um laboratório político a céu aberto. Compreende-se. A ética (ou a falta dela...)  virou assunto na corrida autárquica que vai conhecer o desfecho eleitoral em 26 de Setembro próximo. 
As regras mudaram. Desapareceram os valores de cidadania, para darem lugar aos valores da política à portuguesa.
E há tanto telhado de vidro...

Sem comentários: