domingo, 19 de fevereiro de 2017

Snobismo

“Figueira da Foz - erros do passado, soluções para o futuro", é um livro dos antigos Vereadores do PS António Tavares e João Vaz.
Nas 177 páginas, os leitores deparam-se com muita informação e dados indicadores pertinentes, relativamente ao estado do concelho.
Assim, António Tavares e João Vaz, abordam temas como as Finanças Municipais, alertam para o agravamento da situação financeira, Desenvolvimento Económico, Ordenamento do Território e Urbanismo, Funções Sociais, Obras e Acessibilidades, Ambiente e Qualidade de Vida, Sector Empresarial Municipal, sem esquecer a Ética, Transparência e Democraticidade.
Para quem se interessa pela politica autárquica , encontrou neste livro abundante informação, que lhe permitiu pensar e reflectir sobre o estado do concelho da Figueira da Foz.

A liberdade política trazida pela Revolução de Abril, não bastou para diluir a estratificação social. 
Em cidades como a Figueira, em certo sentido, até a acentuou. 
A sociedade figueirense tornou-se ainda mais mais compartimentada e mesquinha como se se tivesse instalado um sistema de novas castas. 
Ainda sou do tempo, em que na nossa cidade a exibição do snobismo era envergonhada.
Hoje em dia, porém, a exibição do snobismo alcançou  estatatuto: é a cretinice endeusada que se pode ver por aí...
Alguns foram mudando de ramo.
Quando passaram da oposição para a situação continuaram a ser o que sempre foram: snobes.
Snobismo é exigir, quando não se tem poder para tal, café sempre a ferver e, depois, quando se tem poder, deixar esfriar o tal café a ferver ...

Sem comentários: