segunda-feira, 20 de julho de 2015

Faleceu um Senhor. Na Figueira e no País...

Luís Fernando Argel de Melo e Silva Biscaia nasceu na Figueira da Foz em 8 de Março de 1928, numa família de filantropos e de homens dedicados à causa pública.
Durante a vida foi sempre um Homem tolerante e um verdadeiro democrata.
A coerência do Dr. Melo Biscaia é, talvez, o que melhor define o seu carácter. 
Sem nunca tergiversar nas suas tomadas de posição ao longo da vida, foi  um verdadeiro democrata de espírito aberto e tolerante. Acreditava nos seus ideais, mas respeitava democraticamente os dos outros.
Nunca abdicou das suas convicções e foi sempre um defensor da unidade da esquerda no combate ao fascismo.
Militou nos movimentos oposicionistas à ditadura e, por via disso, abandonou, em 1958, o cargo de Vereador da Câmara Municipal para apoiar a candidatura democrática do General Humberto Delgado.
Foi dirigente do Ginásio Figueirense, do Rotary Club da Figueira, dos Bombeiros Voluntários, da Misericórdia-Obra da Figueira e colaborador da imprensa local.
Depois do 25 de Abril, foi membro da direcção local do MDP vindo, mais tarde, a filiar-se no Partido Social Democrata sendo, nessa qualidade, eleito Deputado à Assembleia Constituinte. Em ruptura com Sá Carneiro abandona o PPD e foi um dos fundadores do Movimento Social Democrata com Jorge Sá Borges, José Augusto Seabra e Magalhães Mota.
Foi Subsecretário de Estado da População e Emprego no Governo de Maria de Lurdes Pintassilgo.
Filia-se depois no Partido Socialista, tendo sido Vereador da Cultura e Turismo da Câmara da Figueira da Foz durante dois mandatos.
Desempenhou o cargo de Administrador não executivo do Hospital Distrital da Figueira, fez parte da Administração do porto comercial da Figueira e, ainda, da Administração da Portucel.
Nos últimos anos a sua participação cívica levou-o a fundar e animar o blogue Lugar para Todos e a intervir no Facebook.
A Figueira está  mais pobre. 
Sentidos pêsames à família enlutada. Um abraço especial ao Pedro.

Sem comentários: