quinta-feira, 2 de julho de 2015

Uma fábula contemporânea, sobre uma força política figueirense em “deriva” e a caminhar para a catástrofe... (parte II)

A propósito da moção que a  presidente da Junta da Quiaios apresentou na última Assembleia Municipal, a favor a construção da variante externa que vai ligar a EN109 à Praia de Quiaios, para entender os factos, há algo a acrescentar ao que já ficou escrito aqui.

Recuando à Assembleia de Freguesia de Quiaios, realizada em  Abril.
O executivo da Junta, pela boca da sua Presidente, dá a conhecer  as reivindicações da Junta, que no âmbito da discussão pública, tinham sido consideradas pela Câmara. No entanto, ressalvou que a "variante a Quiaios" deveria ser estudada novamente.
O eleito da CDU, Agostinho Cruz, “ficou estupefacto, pela simples razão que no mandato anterior "só faltava" o estudo ambiental a ser executado pelos técnicos da Câmara”.
Face à não reacção dos restantes membros da Assembleia de Freguesia e do executivo, o representante da CDU, “esclareceu que tomaria a iniciativa de escrever uma carta ao Edil Figueirense.”
Foi o que fez.

“Ex. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz
                Sou Agostinho Manuel Pereira da Cruz, eleito pela CDU, na Assembleia de Freguesia de Quiaios. Dirijo- me a V. Ex. para lhe dar conta da minha indignação e espanto sobre os factos dados a conhecer na última Assembleia de Freguesia.
                Na Assembleia de Freguesia de Quiaios, realizada no dia 10 de Abril p.p., foi informado pela Sr.ª Presidente da Junta que as Propostas de Revisão do P.D.M. para a Freguesia de Quiaios, levadas a efeito pela Junta de Freguesia, no âmbito da discussão pública, tinham sido aceites pela Câmara Municipal. No entanto, ressalvou que a “variante à vila vai ser de novo estudada pela Autarquia”.
                Não entendi o que tinha sido dito, e pedi à Sr.ª Presidente que repetisse o que acabava de ser afirmado. A resposta veio e confirmava a dúvida.
                No ponto nº13 do documento da Junta de Freguesia pode ler-se; “Manter o actual traçado da variante a Quiaios”.
                Sr. Presidente: Vamos então a um breve resumo histórico.
Desde que se realizam eleições autárquicas, as forças concorrentes inscreveram nos seus programas as acessibilidades para a freguesia de Quiaios. Neles encontramos diversas explicações sobre o modo como essas acessibilidades deveriam constar e fazer parte do léxico desta Freguesia; uns intitularam-na de Variante a Quiaios, outros Circular Externa a Quiaios, Via Alternativa, Estrada por Fora, etc., etc.
                No mandato de Augusto Marques afirmou-se que as expropriações estavam para começar. Foram exibidos traçados em planta e os perfis nos diversos pontos do traçado. No mandato seguinte, Carlos Rabadão, e em reunião da Câmara na sede da Junta de Quiaios, o Sr. Presidente esclarece que a circular externa era para ser executada. Estávamos no mês de Novembro de 2010, primeiro mandato do actual executivo.
                Pela voz do Presidenta da Junta, em Junho de 2013, veio a confirmar-se que o projecto estava pendente de um estudo de impacto ambiental relativamente simples de executar pelos técnicos da Câmara Municipal.
                Sr. Presidente: Em que ficamos? Quiaios precisa de uma circular externa URGENTEMENTE.
O progresso, com a A17, passa ao lado. O investimento para esta freguesia vem com o acesso às praias da Murtinheira, Quiaios e as diversas actividades atractivas aí existentes, deveriam merecer por parte dessa Autarquia um olhar e uma atenção mais frequentes e mais empenhados.
                Sem outro assunto de momento, agradeço respeitosamente a sua atenção para as questões aqui deixadas.
Com os melhores cumprimentos.
Agostinho Cruz”

Em virtude desta carta e da exposição feita pelo autor, e único eleito pela CDU em Quiaios, na reunião de Junho da Assembleia de Freguesia de Quiaios, foi discutida a posição que os elementos do PS e PSD representados na Assembleia Municipal, e membros da A.F., deveriam tomar quanto ao tema. 
Entendeu-se, por consenso, que deveria ser lida uma moção na A. M. na sessão de 29 de junho p.p.
Na sequência disso, fez-se a moção que foi aprovada,  por unanimidade, para ser lida na Assembleia Municipal de 29 de Junho, que foi o que aconteceu.

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta variante é um erro. Passam poucos carros pela vila de Quiaios. Os poucos que passam com a variante vão passar ao lado, desde o comércio, a cafés e restaurantes, tudo isso vai ter menos visibilidade e clientela.
A Câmara não tem dinheiro para tapar buracos, mas vai construir mais estradas ? O país tem dinheiro para isso ? Mais estradas significam mais carros e mais poluição , é isso que a CDU quer ? (o PSD já sabíamos que sim) Afinal a CDU é igual aos outros partidos neste apesto: a variante vai roubar terremos agrícolas e pinhal, é assim que vamos criar emprego e riqueza ?
Qual o benefício efetivo da variante ?