sábado, 4 de julho de 2015

"Nai" - a esquerda modernaça figueirense e a realidade

Cito o eng. João Vaz, consultor de ambiente e sustentabilidade, na sua habitual crónica dos sábados no jornal AS BEIRAS.
 “Existe um paralelo entre os orçamentos fictícios de S. Lopes e D. Silva (PSD) na câmara e o PIB grego até 2010. Ambos tinham por base o recurso ao crédito e uma incapacidade dos credores em “dizer não”, confiantes num “futuro melhor”. Na Figueira, a “festa” terminou em cortes e racionalização de custos, penalizando-nos a todos. 
A política em democracia é a arte do compromisso. Não há varinhas mágicas. Talvez pela sua “juventude” e inexperiência governativa, os dirigentes do Syriza, no Governo grego de coligação com a extrema-direita nacionalista do Anel, prometeram o “fim dos cortes”. Contra a vontade das restantes 17 democracias da zona Euro, decidem impor as suas regras orçamentais. Segundo o Syriza, os gregos seriam vítimas de uma mega conspiração internacional. Ou seja, os líderes das democracias (da Itália à Estónia, passando pela Bélgica) são “fantoches manipulados” nas mãos do grande capital, desejosos de “humilhar” o povo grego. 
Uma converseta sectária e fantasiosa. Os factos mostram que nunca um país recebeu tanto dinheiro em tão pouco tempo. Na realidade, os gregos falharam na reforma do Estado, e o Syriza cedeu em toda a linha ao corporativismo (médicos, engenheiros, militares) e à oligarquia grega. Amanhã, na Grécia, a nova e a velha Esquerda, aliadas à extrema direita (FN, 5 Estrelas, UKIP), vão defender um “Não” ideológico ao Euro e um sim aos nacionalismos populistas. Se fosse grego, votaria nai (sim).”


O século XX e o princípio deste século XXI assistiu ao apogeu e declínio da esquerda por onde navegou (não sei se ainda navega...) o eng. João Vaz. 
O PS e os seus irmãos  europeus conquistaram o poder e falharam na sua execução, perdendo aí parte do referencial de humanismo progressista que lhe estava na base.
Na Figueira, como o passado e a realidade do tempo que passa amplamente demonstra, aconteceu o mesmo.
Com o descrédito do  “socialismo democrático” e da variante “social democrata”, restou ao “homem bom” ser capaz de se organizar em novas formações políticas em prol da comunidade.
Foi o que aconteceu na Grécia, está a acontecer na Espanha e noutros países e, talvez, venha a acontecer em Portugal.
Todos sabemos que o homem, mesmo esse tal  “homem bom”, é individualista, interessado no melhor para si, e para os seus.
Quanto a mim, foi aí que residiu o falhanço da  esquerda: não previu a realidade humana…
Apesar desta  realidade, custosa de aceitar para as almas generosas - talvez a mais bela matriz da esquerda resida precisamente no sentido humanista de protecção dos fracos e a tolerância à diferença -  Portugal e a Figueira precisam da “esquerda” como nunca.

Contudo, a “esquerda democrática” continua  em choque e a ressacar dos erros enormes que cometeu. Em Portugal, essa esquerda  “parlamentarizou-se”, ficou-se pelos debates nas televisões, adaptou-se ao  “sistema” e desistiu das lutas verdadeiras.
Num País tão socialmente assimétrico, onde o discurso político dominante – a crónica demagógica e confusa do eng. Vaz é disso uma prova -  se dá ao luxo de afirmar que “que vivemos acima das nossas possibilidades” (quem? os reformados? os “mal pagos” do salário mínimo, a multidão de precários, os desempregados?..), a esquerda  ocupa-se das lutas possíveis dos sindicatos  da função pública e das empresas  de transportes.
Sem colocar em causa a justeza dessas lutas, sabemos que não é aí que reside a verdadeira dor e a miséria mais gritante em Portugal.
Aliás, um dos aspectos mais visíveis da natureza desta esquerda vive-se nas lutas sindicais. 
Contudo, hoje em dia qual é o valor dos sindicatos? Para que servem e a quem servem? Que respeito lhes dedica a sociedade?
A resposta da chamada “esquerda modernaça”, é que não servem para nada (ignoram o que é, ou deveria ser, a empresa moderna, feita de compromissos partilhados entre accionistas e empregados) e têm implícita uma ideia de “Estado” distribuidor de postos de trabalho e regalias “automáticas” à margem de critérios de avaliação individual, responsabilidade e mérito.

O grande pecadilho da esquerda, em Portugal, foi ter-se tornado conservadora em muitos dos seus mitos e não ter criado alternativas (credíveis) de governação.
Perdeu-se o sentido da realidade à esquerda. Consequentemente, a “injustiça” acentua-se e o domínio capitalista está cada vez mais agressivo.
Portugal, um Portugal que tenha por objectivo o desenvolvimento humano precisa da esquerda.
Por essa Europa fora estão a definir-se desafios novos, pensamentos, e acção para uma nova esquerda. Em Portugal – atrasados como sempre – continuamos alheios a muitas dessas lutas e a confundir propositadamente a realidade.
Num país com desemprego acima de 17% o que é que a esquerda tem feito? Quem é a voz dos que não tem voz?
Não chega o aproveitamento eleitoral que já está a ser feito pela máquina eleitoral do PS… Esse mesmo PS que, em Portugal, como todos os que tenham um mínimo de memória sabem, iniciou o caminho da precariedade e do desemprego no mundo laboral.

Em tempo
Freitas do Amaral:
- União Europeia tornou-se “uma ditadura sobre democracias”.

1 comentário:

A Arte de Furtar disse...

Este artigo tem estrutura e conteúdo, na base de um apoiante do sim.
Este artigo obriga a pensar e vai contra os espaços pessoais do jornal "As Beiras/F Foz", que são uns auto panegíricos(de um culto e de um consultor).
Este artigo merece uma resposta política, pois levanta questões (em que o autor tem razão) e apresenta soluções (que eu não concordo).
Este artigo deveria ter uma resposta grega: OXI!
Este artigo vai ter uma resposta do povo grego: NAI!