domingo, 15 de fevereiro de 2015

Miguel Almeida, um dos figueirenses mais porreiros que conheço...

foto sacada daqui
Conforme comunicado publicado aqui, a Concelhia da Figueira da Foz do PCP recebeu com “espanto” a notícia que os deputados do PSD e do CDS haviam apresentado, na Assembleia da República, uma proposta para a alteração do nome da Freguesia de Buarcos, passando a designar- se Freguesia de Buarcos e São Julião. O PCP acusa que o PSD “rompeu oportunisticamente o consenso gerado” na Assembleia de Freguesia de Buarcos, ao não esperar que a deliberação aprovada neste órgão chegasse primeiro ao Parlamento. “Este chico- espertismo do PSD” local, “ao que consta protagonizado por Miguel Almeida, visa branquear as responsabilidades que teve na extinção das freguesias”, acusa o PCP. 
Confrontado pelo jornal AS BEIRAS com esta tomada de posição pública do PCP, Miguel Almeida limitou-se a responder: “Não respondo a disparates”.
Cá está o Miguel Almeida que eu conheci: o Miguel Almeida, o figueirense, antes de ser o Miguel Almeida, o político
O peso da identidade, desde a década de 90 do século passado, sempre afectou o seu percurso individual na política e ajudou a degradar o espaço público da política figueirense. 
O excesso de identidade conforta – mas, imobiliza... 
Somos o que somos e isso desculpa-nos, exime-nos do debate, protege-nos do conflito e empurra-nos para o queixume. 
A liberdade colocou problemas de identidade, que levaram a que os portugueses - e isso vê-se a olho nu na Figueira - se refugiem em “antigos moldes que forneciam segurança e paz interior”
Décadas de salazarismo não só afastaram os portugueses do espaço público de debate mas, também, criaram uma identidade avessa ao conflito e à discussão. 
Somos quase todos porreiros aqui pela Figueira. E o Miguel, em abono da verdade, é um dos figueirenses mais porreiros que conheço. 
Na Figueira, prefere-se um tratamento de cosmética a encarar a realidade. 
Daí, à institucionalização do chico-espertismo é um pequeno passo. 
As tácticas de sobrevivência quotidiana que constam do manual do chico-esperto foram consagradas pelo próprio Estado Novo e continuam em Portugal mais de 40 anos depois do 25 de Abril. Reconhece-se o direito à liberdade de expressão e manifestação, mas retira-se-lhe qualquer significado político... 
“Assim começa a interiorização da obediência” no país do respeitinho, onde, na opinião do professor José Gil, “estamos ainda longe de praticar a democracia”.
E a Figueira, neste campo, é uma das cidades mais portuguesas que conheço.

3 comentários:

A Arte de Roubar disse...

Alexandre O'Neil dizia que somos um país em "inho".
Cá temos mais um espertinho porreirinho...

Anónimo disse...

Podia continuar e sua redenção e extinguir a inefável Vila de S. Pedro.......

Anónimo disse...

Um homem que não aprende, um homem que só quis amar a figueira, para proveito próprio, sendo sinal disso, o que aconteceu nas freguesias, com os favores a relvas.
Agora deixou os pares a arder na assembleia de freguesia, onde houve pessoas mal tratadas, e este senhor não deu a cara, mandou outros.
Como sr não bastasse, ultrapassou tudo e todos, no belo do chico espertinho! Vêm a fotografia e as senhoras, pois bem, são o espelho da qualidade do psd, e um dos muitos motivos da mega derrota desse partido! Mas ainda vão chorar mais, no caso deste chico esperto continuar ....