sábado, 1 de agosto de 2020

Adeus velha Europa... 4

Via Diário as Beiras
«...é necessário encontrar uma solução que mitigue a falta de utilidade que aquela privilegiada praça vive nos dias de hoje. Na minha opinião o Rio assume-se como o caminho de futuro daquele espaço. A cidade da Figueira da Foz vive praticamente alheia às virtudes doo Rio.

Excluindo a rampa de acesso da Marina e a praia do Forte, que têm utilidades bem explícitas, o Rio só pode ser usufruído de forma tranquila junto às instalações do Ginásio Clube Figueirense na Fontela, não havendo na cidade qualquer infraestrutura de relevo no principal canal do Rio. É por demais premente resolver este problema, sendo envolvências da Praça Europa o lugar por onde deveremos começar.
Tomemos a reabilitação da Ribeira das Naus em Lisboa como exemplo, um espaço que no passado possuía margens bastante similares aquelas que encontramos no nosso Rio. Hoje, impõem-se como um espaço de contemplação e usufruto do Rio Tejo, com um aspeto limpo e coberto por um extenso relvado.
Também nas proximidades se encontra um marco Lisboeta que podia ser adaptado à nossa realidade, o Cais das Colunas, crendo eu que se enquadraria perfeitamente, como forma de celebrar o Rio e a importância singular que aquela “estrada” de água do século XIX teve para o desenvolvimento da nossa cidade. Para mim, a Praça Europa deve-se reabilitar com o rio em mente, preservando o Relógio de Sol e oferecendo aos cidadãos do concelho da Figueira da Foz um novo espaço de lazer.»

Sem comentários: