segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O aeroporto ainda é assunto?

João Vaz, via Diário as Beiras
«... numa aldeia de um pequeno país há políticos em fim de mandato que teimam em contrariar a realidade e querem um aeroporto para si. Para quê e para quem? Que companhias se vão mudar para Coimbra trazendo investimentos que valem centenas de milhões de euros? Ninguém sabe responder. 

Uma decisão de investimento, como a que é proposta pelo PS Coimbra, e acompanhada certamente por outros partidos, num novo aeroporto obriga a ter certezas quanto à sua viabilidade económica. Mas, as dúvidas superam largamente as certezas. Em todo o mundo os projectos de ampliação de aeroportos (Heathrow, Londres, por exemplo) foram congelados, ninguém arrisca investir num novo aeroporto.
Ninguém no resto da Europa está a pensar em endividar-se ainda mais para construir novos aeroportos, já será bom conseguir manter os actuais.

A proposta de investimento no aeroporto para Coimbra é um disparate que menoriza quem o anuncia. Precisamos sim de medidas de melhoria significativa das linhas de caminho-de-ferro; uma nova estação de autocarros de longa distância; aumentar o investimento em transportes urbanos inteligentes: mais ciclovias e bicicletas eléctricas; eliminar progressivamente a necessidade de usar o carro em Coimbra, etc. Não ao aeroporto, basta de demagogia populista.»

Sem comentários: