segunda-feira, 24 de agosto de 2020

João Vaz hoje no Diário as Beiras

"Uma cidade moderna é uma cidade acolhedora, onde a maioria das pessoas são felizes
Gosto desta definição porque inclui o essencial, uma cidade moderna é um local onde as pessoas se sentem bem, confortáveis e em paz com o que as rodeia
A Figueira da Foz é uma cidade moderna? 
Depende dos termos de comparação, do paradigma utilizado para aferir a qualidade de vida existente e capacidade de atracão da cidade. Se formos minimamente exigentes verificamos que a Figueira está muito atrasada na modernização da sua infraestrutura urbana e gestão do património natural, e não explora o seu potencial, afastando-se daquilo que é uma cidade moderna
As cidades modernas querem fazer mais com menos, usam os recursos de forma inteligente, crescendo em parceria com o tecido económico, ouvindo as pessoas e colocando-se ao serviço da comunidade. Uma cidade moderna coloca o ambiente, as alterações climáticas (adaptação, mitigação), a descarbonização no centro das decisões, alocando um investimento específico com objectivos mensuráveis de médio e longo prazo. 
Na Figueira, como em quase todo o país, pensa-se a 4 anos. A gestão ambiental parou no tempo, faltando ligação entre iniciativas, desde a manutenção dos espaços verdes e sentido de bairro/comunidade até à arborização coerente da malha urbana. O planeamento (há?) da ciclovia urbana é exemplo de ausência de modernidade: descontinuidade e solavancos. 
Uma cidade moderna sente-se na qualidade e estado dos passeios, na prioridade dada aos peões, e em especial à segurança de crianças e idosos, em detrimento do carro. Numa cidade moderna não há carros estacionados em cima de passeios… 
Entre nós figueirenses há actualmente falta de massa crítica para enveredar por políticas que tornem a cidade moderna
Precisamos de decisores disruptivos e ousados, porque estamos reféns de gente (técnicos, decisores, líderes cívicos,.. etc.) conservadora, colonizada pelo populismo (da esquerda à direita), que recusa a modernidade."

Sem comentários: