sábado, 29 de agosto de 2020

Ana Oliveira e Ana Carvalho, via Diário as Beiras...

"A Figueira da Foz sempre foi uma cidade bastante atrativa por diversos motivos. A história revela isso mesmo. Poderia descrever cronologicamente diversos momentos que relatam que a Figueira sempre foi uma referência, mas avanço na linha do tempo e destaco os gloriosos anos, entre 1940 a 1970. O auge da Costa de Prata, onde se ganhou o estatuto de rainha das praias de Portugal. A beleza ímpar devido à nossa localização geográfica fez sempre do “nosso cantinho à beira mar” uma terra bastante avançada para os tempos que corriam. Mas no auge da fama não se pensava nas mudanças que o mundo iria ter. Perante tal evolução podemos dizer que continuamos a ser uma cidade desenvolvida? Quais são, afi nal, as características de uma cidade moderna? O facto de estarmos no Centro do país, num dos extremos da Europa e com o mar a vislumbrar outros continentes faz com que continuemos a ser especiais e a termos uma posição privilegiada. Mas devemos, à custa disto, estar parados, como se a sorte simplesmente nos batesse à porta? Com as prioridades que hoje se exigem não me parece que basta estarmos onde estamos para garantirmos desenvolvimento. O conceito atual de uma cidade moderna é uma cidade acolhedora, que acarinha os seus munícipes. Não os condiciona com falta de emprego ou só limita a oferta a trabalho precário. Uma cidade moderna aumenta os seus espaços verdes e não os destrói. Uma cidade moderna é uma cidade limpa. Uma cidade moderna tem uma rede desenvolvida e abrangente de transportes públicos. Uma cidade moderna protege as pessoas, principalmente as mais vulneráveis e acautela os seus serviços de saúde de proximidade. Uma cidade moderna apoia as suas empresas e os seus comerciantes. Uma cidade moderna cuida da sua história e do seu património. Uma cidade moderna investe na cultura e na formação. Numa cidade moderna existe comunicação. O “quero, posso e mando” está um pouco fora de moda! Os prémios instantâneos atribuídos ao concelho, faz de nós uma terra moderna? Não me parece! No fi m de contas, a Figueira é um ícone de modernidade? Infelizmente, nem de longe nem de perto! Mas que poderíamos ser, isso não tenho a menor dúvida!"
=================================================================================



"Diz-se que uma cidade moderna é ser inovadora, progressista, é a ideia de que pode tornar-se sempre melhor no que diz respeito à condição humana dos seus habitantes. Nessa perspetiva, diria que a Figueira é uma cidade moderna, consequentemente, e tanto quanto dizem os rankings nacionais, é uma das melhores cidades para viver. Tal deve-se muito às suas gentes! Não fossem os figueirenses sucessores do ilustre Manuel Fernandes Tomás, o patriarca da liberdade e promotor da mudança de todo o país, um legado que passados 200 anos ainda perdura. Esta ânsia de inovar percebe-se em áreas muito transversais à sociedade. Ao nível do desenvolvimento económico a Figueira dá cartas na região, pois detém uma base produtiva industrial sólida com expressão tecnológica inovadora de relevo nacional e até mundial, como é o caso do setor da pasta e papel, das resinas, do setor alimentar das conservas, arroz ou aves, dos componentes técnicos ou do vidro de embalagem. Sinal positivo é também a dinâmica da Incubadora de Empresas do Mar e o Mercado de Ideias, apoiados pelo Marefoz que conta já com mais de 30 investigadores residentes, repletos de novos projetos e empresas iniciantes. Uma aposta ganhadora que irá, certamente, dar origem a negócios de sucesso. Ao nível cultural a Figueira é precursora. Basta perceber o número de associações de artistas plásticos, de escolas e grupos de teatro, dança e música, de eventos culturais, exposições, de espaços museológicos, de salas de espetáculo, de escritores premiados e de prémios literários, de fotógrafos famosos e de festivais de cinema. Face à sua dimensão, é sem dúvida uma das cidades mais influentes! A modernidade também se pode constatar pela diversidade de modalidades desportivas praticadas, pelos espaços públicos disponíveis ao ar livre muito superior à média nacional, pela qualidade do ensino e do acesso aos cuidados de saúde ambos públicos com resultados e provas dadas. Não é por acaso que cada vez mais turistas nos procuram. São surpreendidos positivamente por momentos de animação diferenciadores ou pela nossa oferta hoteleira e de restauração que tem sabido ultrapassar com inovação as dificuldades."

1 comentário:

Lérias disse...

Esta Ana de Carvalho vive na Figueira?
Pela cronica parece que mora noutro planeta, ou serei eu?
Citando: ..."e de modalidades desportivas praticadas, pelos espaços públicos disponíveis ao ar livre muito superior à média nacional"....
Como autarca ela deveria ter vergonha em escrever isto. As modalidades são praticadas no espaço publico porque infelizmente não existem espaços cobertos ou indicados/apropriados.
Não existem relvados ou sintéticos, (só o do campo de treinos). Quantos existem nos concelhos vizinhos, só os confrontantes: Pombal, Montemor, Cantanhede e Soure? Dá para ficar envergonhada? Vai colocar na lista a Leirosa e do Gandara?
Pista de atletismo? Até Montemor tem uma, embora nunca tenha visto ninguém lá correr ou treinar.
Etc, etc.