.

"Como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados socialistas, os estados capitalistas e o estado a que chegámos" na Figueira.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

AGORA SIM, ESTÁ “RESOLVIDO”!

"Houve um Cidadão Figueirense no inicio da época balnear de há três anos atrás que numa atitude altruísta e de proactividade cívica em prol do bem comum (a par de força de braços e dores no lombo) que com uma pá e dois bidons ou poceiros* (do latim putearĭu), limpou um acesso à praia do Cabedelo que se encontrava em idênticas condições deploráveis à imagem retratada na foto da esquerda, enchendo e transportando no seu lombo dezenas dos tais “putearĭu” a areia para a praia que é onde deveria estar sempre.
Nesta actual época estival o tal Cidadão Figueirense deparou-se com o mesmo cenário confrangedor e péssimo postal turístico para quem nos visita.
Acreditando piamente na existência de serviços responsáveis e competentes, decidiu reportar a situação, utilizando para isso uma ferramenta existente no Portal do Cidadão intitulada de Minha Rua e cuja a sua descrição é: “Comunicação, por escrito ou através de fotografias, de situações ou de sugestões de melhoria relativas a espaços públicos, desde iluminação a jardins, passando por veículos abandonados ou pela recolha de electrodomésticos danificados.
AS PARTICIPAÇÕES SÃO ENCAMINHADAS para a Câmara Municipal ou Junta de Freguesia seleccionada e posteriormente TRATADAS pela respectiva entidade.”
Et voilà, assim foi TRATADO… tal como a foto da direita RETRATA!!!
Esse Cidadão Figueirense infelizmente constata que a estratégia e a prática corrente no Município seja: Não se zela, não se cuida por isso fecha-se, corta-se e/ou destrói-se…"

Pedro Rodrigues Jorge (Agosto 2019)


*Bidons ou Poceiros – A colocação de sinónimos complementares visa somente promover uma maior compreensão do texto tendo como desiderato superior facilitar a sua leitura em diferentes regiões do Mundo Lusófono.
p.s - O Cidadão referenciado no texto, naturalmente não é a minha pessoa em virtude de eu ser um típico figueirinha, que apenas falo e não faço um caraças em prol da nossa TERRA e sempre me verguei docilmente aos diferentes poderes instituídos… desde pequenino.
Penso que o meu Ilustre Concidadão Pedro Silva ainda não tem esta definição no seu cardápio de espécies e sucedâneos figueirenses!!!

Sem comentários: