No que diz respeito à Política, Futebol, Literatura, Pintura, Cinema, Teatro, Ópera, Culinária Música e Poesia, reconheço e assumo a minha ignorância.
Quem não o reconhece é, verdadeiramente, ignorante.
Já me chamaram poeta.
Não sou.
Todavia, se o fosse, seria o poeta que escreve contra todos.
É que há outros poetas.
Há o poeta que escreve só para alguns. Há o poeta que escreve mas escreve para a gaveta. Há o poeta que escreve e agrada a todos. Há o poeta que escreve e não agrada a ninguém. E há, também, o poeta que escreve para agradar a todos, seja de que forma for, ora mais telúrico ora mais onírico ora mais realista ora mais como o freguês quiser. Este tipo de poeta é o poeta que salta do jogo floral para o festival, do festival para o encontro, do encontro para a bienal, da bienal para a mesa redonda, da mesa redonda para a mesa do salão de chá, da mesa do salão de chá para o balcão da tasca, do balcão da tasca para o anfiteatro, do anfiteatro para o mercado municipal e assim sucessivamente até conseguir ser publicado por alguém.
É um poeta sem bandeira.
Ou melhor: é um poeta com várias bandeiras no bolso, que vai hasteando à medida das suas necessidades, mas, principalmente, à medida das necessidades dos outros que passam a ser suas também.
É o poeta molusco, sem espinha ou outro tipo de estrutura que o faça andar na vertical.
A horizontalidade rente ao chão é a sua real natureza.
De um crítico poeta que escreve contra todos, espera-se que malhe com propriedade na poesia de outro poeta e não que malhe no poeta.
Quem não o reconhece é, verdadeiramente, ignorante.
Já me chamaram poeta.
Não sou.
Todavia, se o fosse, seria o poeta que escreve contra todos.
É que há outros poetas.
Há o poeta que escreve só para alguns. Há o poeta que escreve mas escreve para a gaveta. Há o poeta que escreve e agrada a todos. Há o poeta que escreve e não agrada a ninguém. E há, também, o poeta que escreve para agradar a todos, seja de que forma for, ora mais telúrico ora mais onírico ora mais realista ora mais como o freguês quiser. Este tipo de poeta é o poeta que salta do jogo floral para o festival, do festival para o encontro, do encontro para a bienal, da bienal para a mesa redonda, da mesa redonda para a mesa do salão de chá, da mesa do salão de chá para o balcão da tasca, do balcão da tasca para o anfiteatro, do anfiteatro para o mercado municipal e assim sucessivamente até conseguir ser publicado por alguém.
É um poeta sem bandeira.
Ou melhor: é um poeta com várias bandeiras no bolso, que vai hasteando à medida das suas necessidades, mas, principalmente, à medida das necessidades dos outros que passam a ser suas também.
É o poeta molusco, sem espinha ou outro tipo de estrutura que o faça andar na vertical.
A horizontalidade rente ao chão é a sua real natureza.
De um crítico poeta que escreve contra todos, espera-se que malhe com propriedade na poesia de outro poeta e não que malhe no poeta.
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