quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Na Figueira, há mais uma qualificação a juntar à definição de fake news: "fabricated news"...

A desonestidade intelectual consiste na propositada deturpação de argumentos com o objectivo de se fazer valer um ponto de vista.
Chamar-lhe fake news não seria exacto, pois em causa não está uma notícia, apesar de esta expressão já ter evoluído para adjectivar tudo o que não se aprecie no mundo jornalístico. Esta forma de manipulação consiste em ignorar outros lados do tema, descontextualizar ou fabricar dados, ou não aplicar o mesmo padrão a situações comparáveis.

Atente-se, por exemplo, nesta notícia hoje publicada no jornal Diário de Coimbra.
"Numa altura em que tanto se fala na adaptação às alterações climáticas, a Câmara (da Figueira da Foz) diz ter tomado algumas medidas que podem contribuir para atenuar consequências, particularmente nas localidades à beira-mar, em que as dunas têm gradualmente desaparecido e o mar “ameaçado” diversas habitações. Ou seja, «tentar minimizar os problemas», explica a vereadora do planeamento e ordenamento do território.
Ana Carvalho realça que este foi «um dos municípios pioneiros» a aderir à rede se municípios para a adaptação às alterações climáticas e «o primeiro» a colocar o POC (Programa para a Orla Costeira) no PDM (Plano Director Municipal), mesmo antes desse programa ser publicado, «porque as medidas de prevenção deveriam ser aí vertidas. Mas fomos mais além, consideramos e incluímos proibição de construção em zonas de cheia – na orla marítima e interior – e também em espaços de risco de incêndio»."

Quem duvidar que esta não é uma fabricated news, faz-me o favor de se deslocar ao parque de estacionamento da Praia da Cova e olhar para sul.
Ali mesmo, onde a protecção da Orla Costeira Portuguesa é uma necessidade de primeira ordem há muitos anos...
Ali mesmo, onde o processo de erosão costeira assume aspectos preocupantes.
Por vezes, ao centrar-se a atenção sobre o acessório, perde-se a oportunidade de resolver o essencial...
Este, já não é o tempo de divisões estéreis.
Figueirenses: há que olhar o essencial e preservarmos o que há de interesse comum.
O território do nosso concelho.

Sem comentários: