terça-feira, 20 de novembro de 2018

Com este "embaraço" perdemos todos...

"Decorreu no CAE um seminário dedicado às alterações climáticas. Mais uma vez quem ganhou foi o movimento de cidadania SOS Cabedelo e quem perdeu a Câmara Municipal. Num protesto bem representado e silencioso, lembraram aquilo que a cidade há muito adia e não faz. Aquilo que empurra para outros, o estudo da solução bypass que afinal dizem que é da APA… e em falta!…
Mas pergunto: quantas diligências já fez a Câmara Municipal junto do Governo para se estudar a solução, quantas audiências a Ministros pediu, quantas vezes foi à AR, quantos convites às entidades que estudam estas questões fizeram para virem ver do que se fala, quantas acções de sensibilização promoveram? Nada! Não lhes interessa.
A simples constatação de que tal era viável seria “politicamente” um desastre. Afinal de contas só em épocas eleitorais todos fingem simpatizar com a ideia e querem ouvir nas suas acções de campanha a preconizada solução… depois nada mais acontece… Foi em Setembro de 2011 que Cidadesurf ganhou o prémio, 7 anos depois continua-se a adiar o estudo para podermos retirar as conclusões e quem sabe, estarmos certos.
A proposta da reposição artificial da deriva litoral através de um bypass, a solução defendida e que neste adverso tempo de alterações climáticas, de erosão costeira e de deriva litoral pode vir a ser uma solução para a cidade. Cidade que está perdida… numa deriva teimosa que insiste em ignorar o que, com a urgência, já deveria ter sido ponderado."


"O embaraço". Crónica publicada no DIÁRIO AS BEIRAS, por Isabel Maranha Cardoso.

Sem comentários: