quinta-feira, 11 de junho de 2009

Propaganda à trave-mestra *


1. Portinho da Gala: “foi inaugurado há mais de três anos. Porém, a obra ainda não está concluída, mas não falta muito. Neste momento, os 80 armazéns destinados aos pescadores de pesca artesanal encontram-se em fase de conclusão, podendo ser ocupados durante o Verão. São 80 espaços individuais, praticamente o dobro dos velhos barracões que se concentram na zona ribeirinha.
Foi o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos quem mandou construir os novos armazéns. Entretanto, a gestão do projecto passou para a recém-criada Administração do Porto da Figueira da Foz, que por sua vez deverá transferi-la para a câmara e esta para a Junta de S. Pedro.
Os pescadores estão satisfeitos e expectantes. As expectativas prendem-se com as condições de utilização do novo espaço, que deverão ser definidas em breve pelas três entidades, ao que foi possível apurar. Os armazéns foram construídos em madeira e custaram perto de 600 mil euros.”

2. Monumento aos pescadores: “a junta, presidida pelo independente Carlos Simão, está a requalificar uma rotunda situada junto à nova Ponte da Gala. No centro da rotunda vai ser erigido um monumento em homenagem aos homens do mar.
A peça já foi esculpida pelo escultor António Nogueira, de Carapinheira, Montemor-o-Velho.
Custou 13 mil euros, verba paga com as receitas da exploração do stand da autarquia daquela freguesia da margem Sul da cidade da Feira das Freguesias.
De resto, o mesmo método utilizado para pagar o monumento em memória do desembarque das tropas aliadas no Cabedelo durante as invasões francesas, há 250 anos.”

1. Jot´ Alves, página 10, no diário As Beiras, ontem, 10 de Junho de 2009.
2. Assinada pelo mesmo Jot´Alves, na mesma edição do jornal, mas na página 4: “Concelhia PSD confirma recandidatura de Duarte Silva”.
* Propaganda -
é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objectivo de servir uma agenda.
Trave-mestra -
é uma coisa extremamente importante numa casa e poucas coisas haverá, certamente, mais inquietantes do que olhar para cima... e ver que a trave-mestra está podre!..

1 comentário:

o comendador disse...

Até eu nunca baixo os braços..
Digo eu..
Até um dia...