terça-feira, 6 de outubro de 2015

"Que país de merda!" *

Na Figueira, há mais de 100 anos que os engenheiros se dedicam a fazer estudos para a construção de uma barra...
Vou recuar até ao já longínquo ano de 1996. 
Manuel Luís Pata,  no extinto  Correio da Figueira, a propósito da obra, entretanto  concretizada, do prolongamento do molhe norte da barra da nossa cidade para sul, publicava isto.

 “Prolongar em que sentido? Decerto que a ideia seria prolonga-lo em direcção ao sul, para fazer de quebra-mar.
Se fora da barra fosse fundo, que o mar não enrolasse, tudo estaria correcto, mas como o mar rebenta muito fora, nem pensar nisso!..
E porquê?... Porque, com  os molhes tal como estão (como estavam em 1996...), os barcos para entrarem na barra  vêm com o mar pela popa, ao passo que, com o prolongamento do molhe em direcção ao sul, teriam forçosamente que se atravessar ao mar, o que seria um risco muito grande...
Pergunto-me! Quantos vivem do mar, sem o conhecer?”

E fico por aqui... O momento assim o aconselha.
Se há coisa com que lido mal é com acidentes no mar. Sou filho, neto e bisneto de pescadores, e estas tragédias tocam-me profundamente, até porque tenho antepassados que tiveram o mar como sepultura eterna.

* Título roubado ao João Traveira, que pouco tempo depois do acidente escreveu isto que, passadas horas, continua a arrepiar-me.
"Não consigo por palavras dizer tudo o que sinto depois de mais um barco ir ao fundo, do salva vidas não ter ido lá buscar as balsas porque está avariado, ver o chapas sozinho sem luz a ir socorrer as pessoas no mar de noite. Os nossos políticos e decisores não fazem ideia de nada e a ignorância nestes cargos é crime. Que pais de merda!"

O que se passa com a barra da Figueira da Foz...

As preocupações causadas por esta nossa barra continuam presentes.

"Uma embarcação de pesca naufragou hoje à entrada do porto da Figueira da Foz, desconhecendo-se para já a existência de vítimas mortais, observou a agência Lusa nas proximidades do local.Também de acordo com testemunhas oculares, pescadores que estavam naquele momento no molhe norte do porto, a embarcação estava a entrar na barra e enquanto esperava por uma ondulação favorável foi atingida por uma onda que a virou, naufragando-a. Às 19:32, vê-se do molhe norte da Figueira da Foz, junto à praia, a embarcação virada a umas dezenas de metros do molhe sul e uma balsa de salvamento, não se descortinando se está ou não ocupada por pescadores. Junto ao molhe norte estiveram igualmente várias ambulâncias e meios terrestres da polícia marítima, que entretanto abandonaram o local, aproximando-se da margem sul do rio."

Em tempo.
Esta notícia vai estar em actualização.

Segundo a LUSA, "populares criticam falta de salvamento uma hora após naufrágio na Figueira da Foz.
Uma lancha da polícia marítima no rio, 45 minutos depois do naufrágio de uma embarcação de pesca na entrada do porto da Figueira da Foz, era às 20:25, o único de salvamento aquático visível no local."
Entretanto, "meio aéreo e navio de patrulha  estão a caminho do naufrágio na Figueira da Foz".
Neste momento a CMTV está em directo do local: há grande revolta no Cabedelo.

Neste momento, há cinco pescadores desaparecidos e dois foram resgatados com vida, avança a SIC Notícias.
Os dois pescadores resgatados do mar foram transportados para o Hospital da Figueira da Foz.

Acabei de tomar conhecimento via CMTV, que os dois tripulantes resgatados foram salvos por uma mota de água tripulada por um civil!..

Preto no branco...

Acabei de ouvir isto na SIC-N: "A esquerda não devia falhar às pessoas"...  
Só que, mais uma vez, "era uma vez um partido «de esquerda», que podia mas não quis ser Governo, por recusar governar à esquerda. Por isso, usou os votos de esquerda que lhe foram confiados para viabilizar um Governo de direita. 
E a culpa de quem é? Do Bloco e da CDU, pois claro... 
Deviam ter ficado à espera do dia de S. Nunca, não tinham nada que tomar a iniciativa de convidar o PS para juntos darem a volta a isto. 
A culpa nunca é do PS. 
Moral da história: quem votou PS, foi nos dois senhores, ao centro na foto abaixo, que votou."
foto sacada daqui

Quando até os amigos desconfiam...

Bruxelas receia “jobs for the boys” no banco de fomento...

As pessoas inteligentes quando não podem, sozinhas, continuar a praticar o mal, procuram manipular alguém para que também o faça com eles...

"A viabilização do programa do Governo pela nova Assembleia da República, bem como do Orçamento do Estado para 2016, poderá vir a estar assegurada através de negociações entre o PSD, o CDS e o PS" -  PÚBLICO.

Francisco Assis...

"Um grande líder", - disse dele Álvaro Beleza.
Não só do PSTambém para o PSDE, até, para o CDS!..
Considero eu...
“Assis é dos melhores quadros do Partido Socialista e daria um grande líder do Partido Socialista. Isso para mim é óbvio – e para milhares de socialistas e muitos portugueses. Portanto, se ele decidir dar esse passo, contará comigo porque é uma pessoa capaz. Não é o único socialista capaz, mas é dos melhores que nós temos porque, acima de tudo, pensa bem”, disse Álvaro Beleza à Renascença, o socialista que avançará para a disputa da liderança caso não surja alguém “em melhores condições”
Alguém como Francisco Assis. 
"Defensor de blocos centrais, hábil em despistar-se com Clios, um discípulo de Blair e outros cangalheiros da social-democracia europeia na economia.
Francisco Assis está para a esquerda como Paulo Fonseca estava para os adversários do FC Porto: é um abono de família..."