sexta-feira, 7 de março de 2014

Na Figueira tem sido sempre carnaval...

"Depois da rábula da apresentação do Carnaval Buarcos/Figueira da Foz (ou vice-versa) 2014 - com jornalistas a quererem saber o orçamento e o senhor Presidente da Câmara, fiel aos príncipios da transparência (é uma piada) que norteiam a sua gestão e incomodado com as perguntas, responder que era menos 1/3 de não se sabe quanto, convertido depois para menos 20 por cento de idem aspas - fez-se, finalmente, luz, sobre quanto prevê gastar o município em dois desfiles assombrados pelo mau tempo. Ao passar os olhos pela imprensa de ontem, eis a revelação: em plena avenida do Brasil, quiçá à espera do carro da dupla real Emanuel e Susi, João Ataíde orçamentou a festarola em... 100 mil euros! 

O ano passado, o veículo real foi ocupado por um dos descendentes da família Carreira e uma rainha que já não me lembro quem era... mas que se chamava, decerto, Ana, que o senhor presidente da junta, nestas coisas, não se costuma enganar! No último ano da gestão FGT - a coisa, apesar das promessas noutro sentido, passou em 2014 para a recém-criada Divisão Municipal de Turismo - o Carnaval custou... ora adivinhem lá... 100 mil euros, pois claro!

Ahhh... mas então? Ora essa... mas se o deste ano é menos 20 por cento que o do ano passado... 20 por cento de 100 são 20... o deste ano são 80 mil, certo? Ora agora... não, este ano são 100 mil. Assim redondinhos e tudo! Mas... mas... mas... não foi o senhor presidente da Câmara que disse que pouparam em três coisas: nos apoios aos carros e grupos e no 'cachet' do Rei do Carnaval? (e, já agora, a rainha veio do Dubai à borla, foi?). Não pouparam 20 por cento? Sim. Quer dizer... não!"

Na Figueira tem sido sempre carnaval...
"Ninguém leva a mal?"

Podemos discordar sobre quase tudo. Mas, por estes lados, está mais do que na altura de chegar a um consenso sobre os fenómenos meteorológicos. Todos sabemos o essencial sobre a matéria. No Verão está calor e não chove; na Primavera está ameno e, às vezes, chove; no Outono está ameno e, frequentemente, chove; e no Inverno está frio e chove – muitas e muitas vezes. Eu sei que existe muita incerteza na previsão do estado do tempo. A meteorologia é uma ciência traiçoeira. Ela partilha isso com os piratas, os políticos e as ciências económicas. Mas, no Inverno, o natural é estar frio e chover – muitas e muitas vezes…


Na Figueira é sempre carnaval...
O próximo domingo não vai ser excepção!

Sem comentários: