quinta-feira, 18 de junho de 2015

Esta medalha ainda pode vir a dar um filme...

imagem sacada daqui
Ontem, como tive oportunidade de assistir em directo, via net, a aprovação da proposta da maioria socialista sobre a atribuição damedalha de altruísmo em prata dourada ao Grupo Lusiaves, aqueceu a reunião autárquica.
Tal só foi possível, porém, porque existe liberdade – a tal liberdade que os mais jovens consideram natural e os mais cotas ostentam como uma conquista.
A proposta acabou por ser aprovada por maioria, apenas, com uma abstenção.
A grande vantagem em democracia é podermos ter reuniões à porta aberta – na Figueira isso infelizmente só acontece uma vez por mês – para podermos ouvir e analisar  as mais diversas opiniões organizadas, mais ou menos virulentas, mais ou menos assertivas, mais ou menos coloridas, mais ou menos cínicas.
A grande vantagem da democracia é podermos ter acesso à liberdade, através da livre expressão de opiniões diversas, que se confrontam, e da afirmação dos espíritos críticos que, sem reserva mental, criam espaços de confluência, mesmo quando no ruído imediato tudo parece ser divergência.
Mas, isso já tem a ver connosco: é um labirinto que cada um de nós pode entender melhor se for capaz de reflectir um pouco.
Na minha opinião – e é precisamente por isso que desde o início estou contra o encerramento de uma reunião camarária mensal, cuja responsabilidade cabe a José Ataíde e aos seu fiéis vereadores – há tudo a ganhar com a democracia e a transparência, e nada se perde, com o exercício da liberdade.
Mas, atenção: a democracia exige exercício e prática.
A democracia é um lugar que, por ausência do exercício da liberdade, se pode tornar a antecâmara da tirania.
A história ensina-nos que a democracia é muito sensível e delicada.
Confesso que estranhei que, hoje, ao ler os jornais distritais com páginas sobre a Figueira e notícias sobre a reunião camarária de realizada ontem, não tenha visto nada sobre um assunto que tanta polémica deu: a atribuição da medalha à Lusiaves… 

2 comentários:

Anónimo disse...

Lusiaves assinou acordo de cedência de galinhas para limpar praia da Claridade.
Anunciado ontem em reunião (aberta) camarária.
Vereador Tavares vai escrever livro de conduta para os galináceos.
Vereador Almeida vai registar patente como consultor de ambiente.

alex campos disse...

Não me admira absolutamente nada que o PS (salvo seja) tenha atribuído uma medalha à Lusiaves. A ideia que tenho, e seguramente muitas outras pessoas, dessa "empresa" é que é uma empresa negreira.